Onde usar luz branca fria?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

A luz branca, também conhecida como luz fria, é ideal para áreas de trabalho, porque é estimulante e aumenta o foco. Isso quer dizer que, em ambientes como lavanderia, cozinha e banheiro, onde você precisa ver melhor as coisas, a aposta na luz branca é certeira.

Normalmente utiliza-se em: Áreas sociais e dormitórios – branco quente – ambientes de relaxamento. Área de serviço, cozinha, banheiros, sala de estudos – branco frio – induzindo à atividade.

Cores quentes são amareladas e passam uma sensação de conforto, as cores neutras são mais amenas e as cores frias são mais fortes e claras, muito utilizadas em ambiente corporativo.

A luz fria é aquela mais branca, a quente é mais amarelada, e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural. É importante lembrar que essa diferença não interfere na quantidade de energia gasta.

Já a luz branca fria fica entre 5.500K e 6.500K, e é mais parecida com os raios solares nas horas mais fortes de luz natural, como ao meio dia, por exemplo. O resultado é uma iluminação mais pura, quase chegando às nuances azuis.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. - Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

A iluminação ideal é aquela mais suave, delicada e, ao mesmo tempo, com poucos contrastes. Esse tipo de luz vai ajudar tanto no relaxamento da mãe, que vai ficar bastante tempo no quarto, como do bebê. Algumas opções são as fitas LED, perfis e spots, que deixam o quarto lindo e super confortável.

Branco neutro (suave): Podem ser utilizadas em vários ambientes. As principais recomendações são corredores, salas de jogos, garagens, escritórios domésticos, banheiros e cozinhas. Branco frio: Pela maior clareza das superfícies, são indicadas para ambientes em que é necessária maior higiene.

Já a Luz neutra é indicada para iluminar ambientes maiores, como salas de reuniões, salas com pé direito alto, escritórios, etc. No entanto não existe uma regra absoluta para o uso de iluminação. O que vai contar na hora da escolha é o efeito desejado e o gosto pessoal de cada pessoa.

Já a LUZ AMARELA é uma cor mais forte, mas ao mesmo tempo intimista, que viabiliza uma sensação de aconchego, relaxamento e descanso dos olhos, ideal para ser instalada em quartos e salas, cômodos geralmente utilizados para descansar. LUZ QUENTE OU FRIA?

As lâmpadas de cor mais amarelada são as branco quente e são indicadas para ambientes mais confortáveis. As branco natural são indicadas para ambientes de trabalho e estudo. Já as branco frio são indicadas para ambientes em que se deseja uma iluminação mais potente, como trabalho e estudo e cozinhas.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).