Onde usar luz 3000K?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

No caso das habitações poderá ser utilizada 4000K ou 3000K, tendo sempre em conta que a temperatura mais baixa (3000K) transmite uma sensação de maior conforto e relaxamento, sendo aconselhada principalmente em quartos e salas de estar, que são consideradas áreas de descanso.

A branca quente (3000K), indicada para momentos de aconchego e atividades de relaxamento, propiciando um clima mais íntimo e confortável, como quartos e salas; branca neutra (4000K), indicada para instalações sanitárias, lavanderias e outros ambientes que requerem níveis moderados de atenção; Branca fria (6500K), para ...

A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K. Entre essas duas tonalidades que são mais populares existe a lâmpada neutra, que é levemente amarela e está entre 4000K a 4500K.

No caso das habitações poderá ser utilizada 4000K ou 3000K, tendo sempre em conta que a temperatura mais baixa (3000K) transmite uma sensação de maior conforto e relaxamento, sendo aconselhada principalmente em quartos e salas de estar, que são consideradas áreas de descanso.

Luz branca quente (luz amarela)
Como pode ajudar a criar um ambiente mais sociável e intimista, ela é indicada para quartos, salas de estar e qualquer outro cômodo reservado para o relaxamento ou lazer.

O branco quente varia de 3.000 K a 3.500 K, contando com uma tonalidade mais amarelada. É ideal para quartos, salas de estar e lounges residenciais, pois cria um ambiente mais aconchegante. É conhecido como a tonalidade mais amarelada da luz, como é o caso das lâmpadas incandescentes.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

De forma resumida, a resposta para essa questão é: as lâmpadas quentes são mais próximas do amarelo e as frias se aproximam da luz branca ou azul.
...
Então os locais recomendados são:

  • Cozinha;
  • Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  • Áreas de serviço;
  • Banheiros;
  • Sala de reuniões;
  • Espaços para gravação de vídeos.

Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. - Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

A cada estado e cor do material, Kelvin observava a temperatura e, com isso, montou a escala de temperatura de cor, relacionando as temperaturas iniciais: por volta de 3000K, a cor amarela, depois pelo tom esbranquiçado/neutro, em torno de 5000K; e, finalmente, a cor azul, por volta de 6500K.

Na tabela, as PAR20 tem 6 watts de consumo, uma delas com 6500 k, bem branca, e outra com 3000k, mais amarela. Ambas possuem o fluxo luminoso de 525 lúmens.

Segundo especialistas, não há diferenças no que diz respeito à eficiência energética no uso de iluminação quente ou fria. Isso dependerá muito mais do modelo de lâmpada em si do que do tom.

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia. Não ficam quentes quando são utilizadas.

Um jardim, por exemplo, pede uma iluminação mais amarelada, proporcionando um espaço mais acolhedor e relaxante. Já na garagem, um ambiente que exige maior atenção, as lâmpadas brancas são mais eficientes.

Tudo varia conforme a finalidade, mas acertar geralmente não tem muito mistério: a cozinha precisa de bastante luz; na sala, a ideia é conseguir uma atmosfera acolhedora; para os quartos, a iluminação indireta é a mais indicada; e, em escritórios, o bom é focar a iluminação em alguns pontos principais, como o local do ...