Onde usar lâmpada dicróica?

Perguntado por: agois . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Por isso, lâmpadas dicroicas são usadas para iluminar objetos sensíveis ao calor, como pinturas, fotografias, itens em couro, alimentos e vinho.

Você sabe a diferença entre o Spot Dicróica e Spot COB? O Spot Dicróica LED é formado por LEDs de 1 Watt cada. Assim, a potência total é diretamente proporcional ao número de LEDs. Já o Spot COB tem apenas um módulo que é responsável pela sua potência.

De acordo com a Celpe (Companhia Energética de Pernambuco), as luzes de LED apresentam grande vantagem com relação à eficiência energética, pois são extremamente econômicas. Enquanto a lâmpada dicróica consome 50W, a de LED tem um consumo de 5W. A vantagem da segunda sobre a primeira é de 80% de economia.

A lâmpada dicroica LED é perfeita para locais que exigem conforto e tranquilidade, mas também pode destacar objetos em geral. É uma lâmpada curinga e indicada tanto para residências quanto para vitrines comerciais, escritórios e museus.

Lâmpada LED Mini Dicroica (MR11)
A lâmpada é ideal para ambientes que exigem maior delicadeza, como quartos e salas, principalmente se sua temperatura de cor for amarela, transmitindo uma sensação de aconchego e tranquilidade.

O Spot Redondo, traz uma estética bem elegante e se adapta fácil a qualquer ambiente. O Spot Quadrado pode ser melhor adaptado em ambientes como, cozinha, banheiro, corredores e afins. Em cômodos como, sala de estar, quartos e ambientes de descanso, recomenda-se iluminação mais baixa, como branco quente.

Lâmpada Dicroica
É uma lâmpada do tipo halógena com um refletor dicroico ao seu redor. Possui uma boa luminosidade, no entanto, seu uso exagerado (usar muitas embutidas no teto) eleva o consumo de energia elétrica.

Se a opção é por embutir ou sobrepor luminárias no teto de pé direito duplo, você deve escolher lâmpadas AR111 ou PAR 30. Estas lâmpadas, podem ser halógenas ou de LED, e ter angulações que variam entre 8 a 60 graus, possibilitando fachos mais abertos ou mais fechados.

Lampada dicroica led 10w a mais potente do brasil.

Onde usar spots de luz? Os spots de embutir podem ser posicionados em sancas de gesso no teto de salas, quartos e corredores. Já os spots de chão podem ser usados em escadas, caminhos e ao redor da piscina, por exemplo.

Spots 2W — foco de luz menor. Ideal para iluminar pequenos elementos e decorações. Iluminam até 90cm de área plana; Spots 5W — foco de luz mais amplo, geralmente possuem ajuste em até 180º.

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada. As de LED não produzem calor, ao contrário das lâmpadas dicroicas que geram calor e aquecem a superfície.

A eficiência luminosa das lâmpadas halógenas é de apenas 2% a 4%. Se a eficiência luminosa for melhorada, então uma luz mais brilhante é alcançada pelas lâmpadas LED, por outro lado, elas são 10 vezes mais eficientes que os halógenos e por isso são muito mais brilhantes que os halogênios.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

No caso do quarto de casal, o ideal seria a iluminação mais quente, pelo menos como principal. E uma alternativa à luz direta é a lâmpada embutida no teto e orientada para o armário ou cabeceira, iluminando e ampliando visualmente o quarto.

A iluminação ideal é aquela mais suave, delicada e, ao mesmo tempo, com poucos contrastes. Esse tipo de luz vai ajudar tanto no relaxamento da mãe, que vai ficar bastante tempo no quarto, como do bebê. Algumas opções são as fitas LED, perfis e spots, que deixam o quarto lindo e super confortável.