Onde usar eletroduto de PVC?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Esse tipo de eletroduto pode ser considerado o mais popular e usado na maior parte das instalações. Normalmente feito em PVC, é recomendado para ser usado em paredes, pois devido à sua flexibilidade é possível de ser curvado, acompanhando facilmente a estrutura da construção.

Em geral, os eletrodutos roscáveis são usados em instalações elétricas e de telefonia embutidas em lajes, paredes e pisos e em instalações enterradas, devidamente envelopados com concreto. Os modelos em curva permitem que os eletrodutos e condutores acompanhem a estrutura da construção quando for necessário.

O Eletroduto Flexível Corrugado é considerado o tipo mais popular e usado na maior parte das instalações. Normalmente fabricado em PVC, é a solução ideal para instalações elétricas que possuem trajetos sinuosos, exigindo alta flexibilidade do eletroduto, sem perder a qualidade e resistência.

2- O PVC é isolante térmico
Em geral, quando utilizado em instalações elétricas, o PVC possui uma montagem muito mais prática do que eletrodutos galvanizados que costumam requerer uma grande quantidade de parafusamentos, roscagem e outros processos que tomam muito tempo.

Qual o melhor eletroduto corrugado para enterrar? Com esse cenário planejado, o melhor eletroduto corrugado para enterrar é o corrugado PEAD Preto. Feitos de PVC, ambos possuem as vedações necessárias para garantir a proteção dos fios elétricos.

O Tubo Liso ¾ 50 m Preto e Amarelo Tuboline é mais indicado para paredes ou aterramentos. Feito em polietileno, é um modelo de conduíte flexível plano.

Os eletrodutos não podem ser embutidos em pilares, vigas, nem atravessar elementos vazados.

Os cabos elétricos podem ser passados por eletrodutos no chão ou mesmo sem eletrodutos, desde que sigam algumas regras. A norma deixa bem claro que todo cabo que for usado enterrado diretamente no solo deve possuir proteção mecânica e esta proteção vai além da isolação em PVC.

Na prática, eletrodutos e conduítes são a mesma coisa. São tubos que ficam dentro das paredes, lajes ou pisos para proteger a fiação elétrica e evitar curto-circuitos e incêndios.

São através dos eletrodutos que os fios são passados e os conduletes são os responsáveis por seus pontos finais, as tomadas por exemplo.

Então podemos entender que não existe necessariamente um limite máximo de cabos dentro do eletroduto, mas é preciso seguir o critério da taxa de ocupação e no caso do dimensionamento do cabo, usar o fator de correção para circuitos no eletroduto.

Tabela de Ocupação Máxima de Cabos em Eletrodutos

Tabela de Ocupação Máxima de Cabos em Eletrodutos
Diâmetro do Tubo1/2"3/4"
mm1520
Quantidade de cabos46
Quantidade de cabos24

De modo inverso ao eletroduto citado anteriormente, o pesado é ideal para grandes intensidades de fios e cabos. Como o próprio nome já refere, este eletroduto foi feito para suportar cargas mais pesadas, portanto, se a sua infraestrutura necessita de uma maior intensidade, poderá ser que este seja o ideal.

Eletrodutos galvanizados é um produto utilizados para auxiliar na organização ou distribuição de redes de fios e cabos elétricos ou cabos de dados para Internet, de voz e imagem. Geralmente vemos diversos modelos e alternativas de Eletrodutos galvanizados. Pode ser utilizado em instalações comerciais ou residenciais.

O PVC (Policloreto de Vinila) são tubos e conexões para a condução de água fria, com temperatura de trabalho a 20ºC. É o material mais utilizado nas instalações hidráulicas residenciais. Há dois tipos de linhas de produtos: o PVC Soldável e o PVC Roscável.

As conexões PVC são separadas em duas categorias:

  • soldável;
  • roscável.

Os eletrodutos, também conhecidos como conduítes, são aqueles tubos que ficam dentro das paredes, lajes e pisos, e tem como principal função proteger a fiação elétrica contra fatores externos que podem danificar e expor a segurança de uma residência, empresa, industria ou condomínio.