Onde usar a lâmpada halógena?

Perguntado por: umata . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

São especialmente indicadas para iluminação de destaque em vitrines, hotéis, restaurantes, museus, teatros, áreas esportivas e residências. Conheça alguns aspectos técnicos desse tipo de lâmpada, e truques úteis para evitar transtornos na hora da troca.

A lâmpada halógena
Isso significa que o seu processo de iluminação é diferenciado e mais eficiente em comparação a esse tipo de lâmpada. Quanto às lâmpadas de LED, por sua vez, a diferença reside no fato de que a lâmpada halógena possui uma potência superior e, portanto, gera mais calor.

A vida útil dos LEDs é muito maior. Eles podem durar 15.000 horas em comparação com apenas 1.000 horas para a lâmpada halógena.

A lâmpada halógena também tem potência alta, luz forte e grande resistência ao calor, por isso é um modelo indicado para iluminar a churrasqueira. A grande vantagem é que ela é menor e mais eficiente do que as lâmpadas incandescentes comuns.

As lâmpadas halogenas também são válidas, desde que com selo do Inmetro.

Há muitas razões possíveis pelas quais uma lâmpada queima rapidamente: A tensão da fonte de alimentação pode estar muito alta. As lâmpadas podem estar soltas ou conectadas incorretamente. Vibrações excessivas podem causar a ruptura do filamento.

A lâmpada halógena tem um filamento de tungstênio semelhante ao da lâmpada incandescente padrão, mas é muito menor pela mesma wattagem e contém um gás halogênio na lâmpada. O bulbo é feito de vidro de quartzo fundido, sílica ou aluminossilicato.

1. [ Química ] Relativo aos elementos químicos do grupo 17 (ou 7A) da tabela periódica. 2. Elemento pertencente ao grupo 17 (ou 7A) da tabela periódica, que inclui o flúor, o cloro, o bromo, o iodo e o ástato.

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia. Não ficam quentes quando são utilizadas. Possuem maior tempo de duração, chegando a até 45 mil horas de uso.

Modelo chamado Night Breaker LED foi aprovado por autoridades alemãs e, segundo a empresa, permite substituir as lâmpadas halógenas H7.

Uma lâmpada halógena dura em média de 2 a 5 anos, conforme o modelo utilizado e dentro de um tempo médio de utilização, enquanto uma incandescente dura um ano apenas. Durabilidade (no caso de aplicações profissionais).

Elas podem ser de três tipos: dicroicas, recomendadas para exposição de objetos, PAR, utilizadas para deixar em destaque espelhos e quadros, e AR, indicadas para quando se tem médias e longas distâncias, além de outros formatos indicados para iluminação de jardim, garagem, decks, entre outros.

As lâmpadas convencionais/halógenas, equipam a maior parte dos veículos que circulam pelo País. A temperatura de cor fica entre 2800 e 3200 Kelvin, o que se traduz em uma luz branca amarelada. Todas as montadoras nacionais utilizam esse tipo de lâmpada.

Com apenas 8W e com uma vida útil de 20.000h (média), tem a capacidade de deixar o ambiente iluminado, com a mesma intensidade que a incandescente de 60W ou a fluorescente compacta de 15W. Mas essas vantagens a fazem custar mais caro. Dependendo do modelo, chega a ser R$ 30 mais cara que a versão incandescente.

Prefira luzes quentes! Geralmente, luzes quentes são aquelas que têm a cor mais amarela. Além de clarear, esse tipo de lâmpada cria uma atmosfera aconchegante indispensável para a iluminação da área gourmet. As lâmpadas quentes forçam menos os nossos olhos, por isso, estimulam sensações como relaxamento e conforto.