Onde usa thinner?

Perguntado por: nsouza9 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Além do Thinner de Limpeza, que pode ser indicado para limpar máquinas, pistolas e ferramentas utilizadas na pintura, existe também o Thinner de Diluição, para diluição de seladoras para madeira, primer universal, esmaltes sintéticos e laca a base de nitrocelulose.

Não, o uso do thinner como solvente para estas tintas pode causar problemas, como esbranquiçamento, enrugamento e descascamento da película de tinta.

Qual a função do diluente em tintas? Basicamente, os termos thinner, solvente ou diluente significam a mesma coisa. São usados para solver ou diluir uma tinta.

Usos do thinner:

  1. Uso para diluição em diversos momentos de limpezas em geral;
  2. Remoção de tintas. ...
  3. Para diluição de tintas, deve-se levar em consideração a tinta utilizada e os possíveis danos que o thinner pode ocasionar, como secagem rápida, perda de brilho e branqueamento.

O tiner é um solvente muito forte e pode estragar a pintura se você não tiver experiência. É preciso que um profissional faça o serviço de remoção. Importante: o solvente não pode ser utilizado nos carros que já passaram por pinturas, porque existe o risco dela ser danificada ou retirada.

É permitido utilizar thinner para remoção de tintas, verniz ou graxa no piso laminado, mas não se esqueça, após remover as manchas passe um pano úmido para remover o produto do piso.

Entre os utensílios e produtos de que vai precisar, destacamos espátula, estilete, limpador multiúso, solvente como aguarrás ou Thinner, solvente à base de acetona, removedor de tintas, álcool isopropílico e detergente neutro. Cimento ou revestimento grudado no vidro deve ser removido primeiro.

Durante a realização da obra ou da reforma da casa, pode ser que o porcelanato tenha sido manchado com respingos de tinta. Para retirá-los, o indicado é a utilização de um solvente orgânico ou o thinner.

Thinner Multiuso: para a diluição de esmaltes sintéticos e primers. Além disso, ainda é de grande ajuda no momento da limpeza. Thinner Nitro: indicado para diluição de lacas, primers, vernizes e seladoras.

O thinner é um solvente muito popular em marcenarias, entretanto, é muito abrasivo e pode danificar a superfície do MDF, inclusive fita de borda. - Para as limpezas mais pesadas recomenda-se um pano umedecido com querosene, e logo em seguida um pano seco para remover o excesso.

Ao contrário da aguarrás, o thinner não serve para diluir tintas e esmaltes, mas sim para removê-los. Ele também é recomendado para diluição na hora da limpeza, não da aplicação, pois pode adiantar a secagem dos produtos, enrugar e tirar o brilho da tinta. O thinner é um tipo de diluente com alto poder de obstrução.

Você deve estar se perguntando quando utilizar cada uma delas. É o seguinte, o thinner é ideal para remover tintas no geral, especialmente superfícies de metal. Já para a diluição da tinta, priorize sempre a aguarrás, a qual não irá alterar o resultado.

Por que é importante diluir a tinta?!
Já com pouca água, pode dificultar a pintura, deixando marcas do pincel na superfície, diminuindo a aderência e evidenciando os retoques. Por isso, é necessário sempre seguir as instruções do fabricante, para garantir a qualidade do produto.

O líquido não precisa ser diluído e pode ser aplicado diretamente sobre a superfície da peça de madeira. Com um acabamento de toque levemente acetinado, realça fibras e veios da madeira. Além disso, serve tanto para móveis da área externa quanto da área interna e é resistente ao ataque de insetos e à umidade.

Você pode usar terebintina ou diluente (Thinner) para tirar verniz das mãos. Na maioria dos casos, você pode simplesmente mergulhar a toalha no produto escolhido. Nunca despeje o produto diretamente na pele. Leia os avisos e instruções do fabricante antes de começar e faça isso em um local bem ventilado.

Causa irritação a pele. Causa danos ao fígado e rins através da exposição prolongada ou repetida. Pode causar dano ao sistema nervoso central através de uma exposição prolongada ou repetida. Pode causar irritação das vias respiratórias.

Diferenças: - O solvente é um produto desenvolvido normalmente para limpeza. Sua propriedade é a de destruir (solver), decompor o material do verniz comprometendo ou não a qualidade do mesmo. - O diluente (thinner), tem a função de diluir, deixar mais fluido o verniz preservando as propriedades do mesmo.

No entanto, o tiner é um solvente forte e pode danificar a pintura. “O tiner também não pode ser utilizado em carros que já foram repintados, pois existe o risco da pintura ser retirada quando o solvente foi aplicado”, explica o diretor científico da Nano4you, Fabiano Polak.