Onde um técnico em estética pode trabalhar?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Há várias vagas de emprego para esses profissionais em:

  • Clínicas dermatológicas, atuando em procedimentos estéticos e faciais;
  • Academias, que buscam reunir, em sua estrutura, profissionais da área da saúde e estética, tornando-se um centro de beleza completo;

Confira abaixo!

  • 1 1. Cuida da manutenção da pele e do corpo das pessoas.
  • 2 2. Conduz determinados procedimentos capilares.
  • 3 3. Realiza massagens que melhoram a qualidade de vida.
  • 4 4. Presta consultoria de imagem e estilo.
  • 5 5. Auxilia na saúde e no tratamento dos pés.
  • 6 Conheça mais sobre o que faz um Técnico em Estética.

O que o técnico em estética não pode fazer? Segundo a Lei n°13.643/2018, “fica proibido a atuação em procedimentos invasivos, injetar substâncias, praticar atos cirúrgicos ou até mesmo prescrever medicamentos”.

Apesar das esteticistas poderem realizar diversos tratamentos, em uma linha geral elas NÃO PODEM aplicar botox ou preenchimento sem a devida especialização nessa área. Para poder realizar o botox, por exemplo, há necessidade de um curso de especialização em técnicas intradérmicas e subcutâneas.

O Técnico em Estética pode realizar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, desenvolvendo técnicas manuais e com manuseio de equipamentos. Com uma formação de apenas 18 meses, o técnico em estética pode atuar na área.

dois anos

O técnico em Estética é um curso destinado a pessoas que se interessam nos segmentos de beleza e saúde, que já atuem ou que desejam ingressar na área. Tem duração média de um a dois anos, com aulas teóricas e práticas.

O técnico em Estética e Cosmética: Manuseia equipamentos, faz procedimentos estéticos corporais e faciais, além de ter conhecimento sobre cosméticos; O tecnólogo em Estética e Cosmética: Manuseia equipamentos e realiza procedimentos estéticos.

Áreas como Finanças, Administração, Marketing e Vendas, Tecnologia, Logística e Saúde estão retomando o crescimento a passos rápidos – e são as que mais estão rendendo bons salários. As empresas estão de olho em profissionais que tenham jogo de cintura e sejam capazes de pensar estrategicamente.

De acordo com a norma, será considerado técnico em estética quem tem curso técnico oferecido por instituição regular de ensino no Brasil e esteticista e cosmetólogo os profissionais da área que tenham graduação em curso de nível superior, devidamente reconhecido pelo MEC.

A harmonização facial, sem dúvida, é uma área de grande destaque no que diz respeito à área da estética que dá mais dinheiro, principalmente pelo buzz causado pela popularidade desta técnica entre os famosos.

Estética e Cosmetologia Não Injetável
Aliás, por serem um pouco mais simples, são também os mais procurados pelos clientes.

Quais são os cursos de estética que estão em alta?

  • Acupuntura Estética. ...
  • Biomedicina Estética. ...
  • Estética e Cosmetologia. ...
  • Estética Facial e Corporal. ...
  • Massoterapia Estética. ...
  • Ozonioterapia Estética.

Resumindo a pergunta que dá título ao texto: podem realizar o curso de aplicação de toxina botulínica os profissionais já graduados das áreas da Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia, independentemente de especialização.

Para se tornar um esteticista, é necessário concluir um curso de formação em estética, que pode ser oferecido em escolas técnicas ou faculdades que oferecem cursos na área da saúde e beleza.

Com tudo isso posto, o profissional Técnico em Estética (sob a supervisão de um Responsável Técnico graduado em Estética e Cosmetologia) e o Esteticista e Cosmetólogo são os profissionais que podem realizar procedimentos estéticos injetáveis, desde que devidamente qualificados e utilizando-se materiais, produtos, de ...

Lembrando que a esteticista não pode prescrever, mas pode indicar produtos. Nesse sentido, é importante considerar uma parceria com um profissional de farmácia, para solicitar essa prescrição.

Pós-graduação em Saúde Estética no IESE capacita esteticistas para atuar com injetáveis.