Onde Tupã vive?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Sua morada seria o sol. Para os indígenas, antes dos jesuítas os catequizarem, Tupã representava um ato divino, era o sopro, a vida, e o homem a flauta em pé, que ganha a vida com o fluxo que por ele passa.

Guaraci – Filho de Tupã, o deus Sol auxiliou o pai na criação de todos os seres vivos. Irmão-marido de Jaci, Guaraci é o guyardião das criaturas durante o dia.

Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura. É a deusa Lua e guardiã da noite.

A estância turística de Tupã se localiza na micro-região homogênea nº 621 denominada Alta Paulista. Sua área é de 629,108 km² conforme a resolução n° 5 de 10 de Outubro de 2002 do IBGE, publicada no Diário Oficial da União em 11 de Outubro de 2002.

Vizinho dos municípios de Herculândia, Arco-Íris e Iacri,Tupã se situa a 66 km a Norte-Oeste de Marília.

Tupã
Outro(s) nome(s)Deus do Trovão
Filho(s)Jaci Guaraci Lara

Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.

Com a ajuda da deusa lua Araci, Tupã desceu à Terra num lugar descrito como um monte na região do Aregúa, Paraguai, e deste local criou tudo sobre a face da Terra, incluindo o oceano, florestas e animais. Também as estrelas foram colocadas no céu nesse momento.

Jaci

Tupã então criou os irmãos Jaci, a Lua e Guaraci, o Sol. Tupã criou Jaci para que esta pudesse ser a Rainha da Noite e trazer suavidade e encantos para a vida dos homens. Mas não demorou muito para o proprio Tupã sucumbir aos seus encantos e então toma-la como esposa.

Tupã, foi fundada em 12 de outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão numa região de floresta virgem, localizada no espigão dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí), traçado da Ferrovia. O nome escolhido - TUPÃ (o Deus do Trovão ou Espírito Bom), evoca uma homenagem aos primitivos habitantes do local, os índios.

Tupã era o ser sobrenatural supremo que controlava a natureza e, como é comum nas religiões a identificação dos seus deuses com os seus povos, era representado pela figura de um índio poderoso.

O nome Tupã (o Deus do Trovão dos indígenas) é uma homenagem aos primitivos habitantes do local. O desenvolvimento do município teve a participação dos imigrantes letões, japoneses, portugueses, italianos e espanhóis.

O culto ao Deus Sol foi muito próspero no Egito, sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos. As divindades geralmente estão ligados a fenômenos da natureza, e, em função da luz no cultivo dos alimentos, os antigos egípcios atribuíram a Rá grande importância.

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Contando com 65 ml habitantes, é sede de uma região que congrega 30 municípios e uma população estimada em 350 mil moradores, que tem na cidade fundada por Souza Leão, a maior referência em comércio, saúde, educação, geração de empregos e renda.

Arco-Íris, Bastos, Borá, Herculândia, Iacri, João Ramalho, Parapuã, Quatá, Queiroz, Quintana e Rinópolis são os municípios da região de governo cuja sede é o município de Tupã. A população da região é de 150.925 habitantes, aproximadamente 0,38% da população do Estado.

A distância em linha reta entre Tupã e São Paulo (ambas no São Paulo) é 435.85 km, mas a distância de condução é 521 km.

Foi fundada no dia 12 de outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão, numa região de floresta virgem, no espigão dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí), traçado da Ferrovia. E o nome escolhido - TUPÃ (o Deus do Trovão ou Espírito Bom) surgiu com a finalidade de homenagear os primitivos habitantes do local, os índios.

Portanto tupana significa "barulho de golpe, som de pancada, som de golpe". É o trovão.

Podemos afirmar que os índios explicam a origem da vida no universo por meio de lendas, mitos e entidades fantasiosas. O fato é que a crença sobre como surgiu a vida pode variar de acordo com as crenças e de cada tribo indígena.