Onde tem tamanduá no Brasil?

Perguntado por: igentil . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Ele é encontrado em todos os biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado e Pampa. Além do Brasil, ele é encontrado em outras partes do continente americano (América do Sul e Central). Na natureza vivem cerca de 25 anos.

Agência FAPESP – O tamanduá-bandeira é um animal “vulnerável” que, no Estado de São Paulo, está ameaçado de extinção: ao menos 30% da população deste mamífero foi perdida nos últimos 10 anos, em função da perda e alteração do seu habitat, atropelamentos, caça, queimada, conflitos com cães e uso de agrotóxicos.

Segundo o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul (2003), o tamanduá-mirim consta na categoria Ameaçada - Vulnerável. O Projeto: O Projeto A Hora do Bicho iniciou em 2004, visando a divulgação de espécies da fauna nativa ameaçadas de extinção.

A polícia também alerta os moradores da zona rural que o consumo de carne de animais selvagens abatidos, além de ser crime, é extremamente perigoso para a saúde, pois pode transmitir inúmeras doenças para o ser humano, até mesmo incuráveis.

R$ 15,00.

A primeira recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental, pelo 190. As duas entidades possuem agentes preparados para lidar com a situação. O Disque Ambiente, pelo telefone 0800 113560, e o e-mail ambientaldenuncias@policiamilitar.sp.gov.br também atendem demandas do tipo.

O tamanduaí é encontrado nas Américas, desde o sul do México, América Central e na América do Sul ocorre até o sul da Bolívia. No Brasil a espécie ocorre na Floresta Amazônica e recentemente foi encontrada uma população na Mata Atlântica, separada da população amazônica pela Caatinga nesta região.

O tamanduaí, de acordo com o Zooparque, é o único exemplar da espécie mantido sob cuidados humanos no mundo. Yoyo chegou em junho de 2021 já adulto na base do Instituto Tamanduá, no Piauí, após ter sido resgatado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Populações diferentes da espécie vivem na Amazônia e nos mangues e restingas do nordeste brasileiro. Quase dois anos foi o tempo necessário para a equipe do Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil (IPCTB) capturar o seu primeiro indivíduo de tamanduaí, o menor tamanduá do mundo.

Conheça 6 animais típicos do Brasil

  • Boto-cor-de-rosa. O boto-cor-de-rosa nasce cinza e muda de cor com o passar do tempo. ...
  • Mico-leão-dourado. O mico-leão-dourado é uma espécie nativa do Brasil ameaçada de extinção. ...
  • Arara-azul. ...
  • Onça-pintada. ...
  • Sucuri. ...
  • Capivara. ...
  • Ariranha.

O tamanduá-bandeira é uma espécie da família Myrmecophagidae, que apresenta o nome científico Myrmecophaga tridactyla. Essa espécie ocorre em vários países, tais como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.

Por mais que o animalzinho pareça inofensivo, ele pode ser perigoso quando seus instintos de defesa são provocados. Ele costuma andar de quatro, mas quando se sente ameaçado, apoia-se nas patas traseiras, abre os braços e mostra suas garras afiadas. Esse abraço pode ser letal até mesmo para outros predadores.

O tamanduá-bandeira vive em campos, áreas abertas e florestas tropicais. Ele é encontrado em todos os biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado e Pampa. Além do Brasil, ele é encontrado em outras partes do continente americano (América do Sul e Central).

Além de servirem de alimento para algumas espécies de grandes predadores carnívoros, os tamanduás-bandeiras atuam no controle das populações de insetos, como formigas e cupins.

Qual a importância do Tamanduaí? O tamanduaí controla as populações de insetos sociais e serve como presa para outras espécies animais. Ao fazer parte da rede alimentar do habitat onde vive, contribui para o equilíbrio de todo o ecossistema.

O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia para capturar, com sua língua extensível, até 30 mil formigas e cupins.

Seus predadores incluem grandes felinos, como a onça-pintada e a suçuarana, e rapinantes podem predar filhotes.