Onde tem Shalom na Bíblia?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 17 votos

Shalom pode ser aplicada como um tipo de bênção, por exemplo, “vá em paz” (Êxodo 4:18; 1 Samuel 1:17). A palavra shalom é usada para expressar a concordância ou harmonia entre pessoas (Josué 9:15; 1 Reis 5:12).

Shalom Adonai:
Adonai significa “Meu Senhor” e a expressão “Shalom Adonai” corresponde à saudação “a paz do Senhor”. A outra pessoa ao responder esse cumprimento deve utilizar a expressão ao contrário, ou seja, Adonai Shalom.

Shabat Shalom ou Shabbat Shalom é uma expressão hebraica utilizada pelos judeus como uma saudação durante o Shabbat (o 7º dia da semana, correspondente ao sábado). Literalmente, Shabat Shalom significa “Sábado de Paz”, mas também pode ser interpretado como “paz no seu descanso semanal”.

Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé.

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

Presente em 30 países, a Comunidade Católica Shalom, com seus 50 mil membros, traz em sua essência o desejo de anunciar Cristo a todos por meio da missão que une a vivência comunitária e missionária; evangelização e protagonismo social.

Fortaleza

A Comunidade Católica Shalom nasceu em 9 de julho de 1982 em Fortaleza. Na ocasião, o jovem Moysés Azevedo nem imaginava o alcance que teria a inauguração de uma lanchonete, inspiração divina segundo ele para chegar aos jovens mais distantes da Igreja.

Quem é Shalom, sabe que é uma pessoa quando reza e outra quando não reza, sendo a primeira 'versão' a melhor, sem a menor sombra de dúvidas.

Paz, traduzida da palavra hebraica SHALOM, tem um significado tão amplo, que em nenhuma outra língua pode ser expressa em um só termo. Quer dizer “estar completo”, “estar são”, “estar bem em todos os sentidos”, “ser próspero e feliz”.

Ele é o Ser Supremo do universo. Elohim é um dos muitos nomes de Deus na Bíblia hebraica. Significa literalmente "Supremo" ou "poderoso"." É um nome que enfatiza o imenso poder de Deus. Elohim está totalmente além de nossa compreensão.

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

Para os judeus ortodoxos, o descanso deve ser absoluto. Como no passado, não se podia fazer fogo aos sábados, hoje, eles não usam energia elétrica. É proibido, por exemplo, andar de carro, de elevador, acionar ou comandar qualquer equipamento eletrônico. Não é permitido também fazer os empregados trabalharem nesse dia.

O shabat ou shabbat é o dia sagrado dos judeus. É o sétimo dia da semana na religião judaica e é dedicado inteiramente ao descanso. O shabat começa com o pôr-do-sol na sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado.

Os judeus de todo o mundo em breve desejarão um ao outro “Shanah tovah” (hebraico para “bom ano”) durante o Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico. O feriado, que acontece este ano entre o pôr do sol de 25 de setembro e o pôr do sol de 27 de setembro, dá início aos dias sagrados judaicos.

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Ele é JEOVÁ JIREH (Deus proverá).

Deus é muito criativo. Um nome (greg.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus.

Significa Deus está conosco e indica um ser humano em busca do conhecimento que lhe permitirá tomar as rédeas do seu destino. Hábil e astuto, consegue o que quer quando não se deixa dominar pela ansiedade.

Este trabalho objetiva analisar o cotidiano do Shalomita – indivíduo adepto a Comunidade Católica Shalom – partindo-se da hipótese de que o carisma Shalom modifica a forma de ser e pensar dos sujeitos.

O grupo começa com 5 minutos de acolhimento(fraternidade), 45 minutos de oração, 5 minutos de partilha da oração e 45 minutos da pregação ou seguencia das semanas e 5 minutos de aviso final. Isso não é uma regra, mais uma orientação para que possam melhor conduzir os grupos.