Onde tem Rambutan?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

O Rambutan é uma fruta de origem asiática, no brasil é cultivada comercialmente nos estados da Bahia e Pará. Na Bahia existem plantios comerciais nos municípios de Una, Ilhéus, Camamu e Ituberá. É uma árvore tropical que atinge 12m de altura, muito ornamental por sua beleza de folhagem, floração e frutificação.

A caixa com 1kg da fruta pode ser encontrada no Mercado do Produtor de Juazeiro e custa entre R$5,00 e R$10,00. De aparência atrativa e excelenet sabor, o Rambutan é consumido fresco, na forma de compota ou desidratado.

Quando da frutos? No Pará, a época de produção estendese de dezembro a abril e, na Bahia, de maio a agosto. Frutos Os frutos, em número de 10 a 13 em cada cacho, são classificados como drupa, apresentam formato globoso a ovoide com tamanho variando de 3,0 a 8,0 cm de comprimento e de 2,5 a 5,0 cm de largura.

Em malaio, a rambutan fruta significa “cabeluda”. Seu gosto é levemente azedo, lembrando a uva e a lichia. O gomo do rambutan é carnudo, branco e redondo.

A maioria dos rambotãs é doce e suculento, mas algumas variedades são ácidas ou um pouco secas. A maioria dos rambotãs tem sementes amargas, embora algumas possam ser um pouco doces.

Características: é uma árvore de 6 a 12 m de altura de copa aberta e tronco reto. Folhas: possuem 5 a 7 pares de folíolos, os quais medem de 5 a 10 cm de comprimento, são elípticos, glabros e verde-escuros na face superior e, pálidos na face inferior.

O Rambutan (ou Rambutã / Rambutão), cujo nome científico é Nephelium lappaceum, é uma árvore da família Sapindaceae, da qual a Lichia também faz parte – e, portanto, são frutas aparentadas; daí o nome Lichia da Indonésia que o feirante usava. Mas eu sabor é mais adocicado que o da lichia, e a fruta tem tamanho maior.

Feita de semente, produz em aproximadamente 03 anos.

Principais benefícios da superfruta rambutan

  • Combate aos radicais livres. ...
  • Formação das células sanguíneas. ...
  • Saúde dos rins e dos ossos. ...
  • Tratamento de vários males. ...
  • Propriedades antissépticas. ...
  • Extermínio dos parasitas intestinais. ...
  • Controle do nível de açúcar no sangue.

O rambutan é pequeno, oval e tem um sabor fresco, suculento e ligeiramente ácido. A professora Flávia explica que o maior consumo da fruta é in natura. “Mas pode ser utilizada na fabricação de geleias e compotas e as sementes podem ser torradas, para consumo como castanha.

O rambutão (grafias alternativas rambutã e rambutan) é o fruto da rambuteira (Nephelium lappaceum), uma árvore tropical de tamanho médio, da família das Sapindaceae, que se julga ser nativa do arquipélago malaio.

Ajuda a Diabetes
Segundo a pesquisa, a fruta Rambutan tem propriedades antidiabéticas. Em experimentos em animais com diabetes, extratos fenólicos da casca de frutas causaram uma diminuição nos níveis de glicose no sangue. Pele brilhante: Embeleza a pele e atua como um escudo contra doenças de pele.

Pitaya: Também conhecida como fruta-dragão, a fruta é cheia de espinhos e somente a polpa é comestível.

Característica da planta: Árvore geralmente com até 10 metros de altura, copa cônica. Folhas grandes, rígidas, de coloração verde-escura e brilhante. Flores grandes de coloração vermelho-escura. Fruto: Esférico, de coloração vermelha a castanho-escura, manchado de amarelo.

A planta pode alcançar de 12 a 20 m de altura, e o diâmetro da copa corresponde a aproximadamente dois terços da altura; mas, quando propagadas vegetativamente, as árvores são menores, atingindo de 4 a 12 m de altura e diâmetro do tronco de 40 a 60 cm.

Fruta com R

  • Romã
  • Rambai.
  • Rambutão.
  • Rukam.

Esta árvore precisa de luz solar pelas manhãs e sombra pela tarde. É necessário que esteja protegida do vento, caso contrário, poderia ser danificada e até mesmo tombada. As características do solo onde crescerá melhor o rambutã têm muito a ver com o tipo de clima.

De origem indiana e muito cultivada na China, a longan ainda não é uma fruta muito popular no Brasil. Também é conhecida pelo nome popular de “olho de dragão”, devido a sua semente única, arredondada e brilhante, formando um conjunto com a fruta, que se assemelha a íris de um olho.

Longan é uma fruta também conhecida como olho de dragão devido ao seu formato e aparência exótica. Ela é bastante usada para fins medicinais em outros países, principalmente no continente asiático. No Brasil, a produção ainda é pequena. Ela é cultivada na região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo.

A lichieira, planta que possui como fruto a lichia, é uma árvore da família Sapindaceae, do gênero Litchi e espécie Litchi chinensis. É uma fruta tropical e subtropical originária da China. Existem três subespécies: Litchi chinensis ssp.