Onde tem pinguim no Brasil?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

O local mais frequentado pelos pinguins é o litoral sul, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Alguns chegam até o Sudeste, porém devido ao desgaste, chegam magros e cansados. O período que os pinguins chegam ao litoral brasileiro é entre os meses de julho e setembro.

Durante o inverno, é comum que pinguins sejam avistados em algumas praias da região devido ao movimento migratório da espécie. Eles saem da Patagônia, na Argentina, em busca de alimentos e temperaturas mais amenas no litoral brasileiro.

Pinguins apareceram em duas praias cariocas em menos de 24 horas e chamaram a atenção de banhistas que estavam nos locais. Um deles foi resgatado e encaminhado ao Instituto Jardim Botânico. O primeiro apareceu na Praia da Reserva, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Segundo ele, nas últimas semanas tem sido frequente a observação de pinguins na Ilha Anchieta. No Saco do Ribeira, também em Ubatuba, também há uma concentração grande de pinguins. No fim de junho, o Argonauta informou os primeiros registros de pinguins no litoral norte.

De acordo com o projeto, os pinguins começaram a chegar ao litoral do Brasil por volta de junho, buscando as águas quentes do país e deixando para trás o inverno gelado da Patagônia, que abrange partes da Argentina e do Chile, para nadar nas praias de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

O mais comum é no Rio Grande do Sul e Santa Catarina ter mais animais”. Barreto explicou que os pinguins-de-magalhães costumam fazer colônias na América do Sul, principalmente na costa da Patagônia, onde tem as maiores colônias, e se espalham no Atlântico Sul.

Onde podemos vê-los?

  • 1- Punta Tombo, Puerto Madryn (Argentina)
  • 2- Isla Martillo, Ushuaia (Argentina)
  • 3- Isla Magdalena, Punta Arenas (Chile)
  • 4- Isla Pingüino, Santa Cruz (Argentina)
  • 5- Península Valdés, Puerto Madryn (Argentina)

Lembre-se que pinguins são animais selvagens e não pets. Evite fazer carinho porque incomoda o animal que não entende a interação. Eles não estão acostumados com a presença humana. Muitas vezes as pessoas veem um pinguim encalhado e fazem de tudo para que ele volte ao mar, talvez por achar que está mais seguro.

O ano que contabilizou a maior quantidade de pinguins no litoral do Brasil foi 2018, com um total de 12.230, entre janeiro e novembro, destacando Santa Catarina, com 6.861. Atualmente, a Petrobras mantém quatro PMPs que, juntos, atuam em 10 estados litorâneos, em regiões onde a companhia atua.

Aquário de São Paulo
No setor dos mamíferos, há pinguins-de-magalhães e lontras.

Todos nós aprendemos que pingüins são encontrados apenas no hemisfério sul, na Antártida e adjacências. Implicitamente, isso nos é passado como sendo um fato da natureza – como se sempre tivesse sido assim. Mas não é o caso.

Antártida

Eles são encontrados apenas no Hemisfério Sul
Embora algumas pessoas achem que podem encontrar pinguins em qualquer lugar frio, eles vivem, principalmente, em diferentes climas pelo Hemisfério Sul e estão mais concentrados na Antártida.

Temporada de pinguins
Na época inverno, conforme o PMP-BS, é comum a aparição de pinguins nas praias de SC. Isso porque a espécie tem hábitos migratórios e, todos os anos, grupos saem das colônias na região da Patagônia argentina rumo às águas quentes do Atlântico.

Não existem ursos no Brasil. Ursos. Ursos são animais carnívoros pertencentes à família Ursidae.

José Paulo Tonetta Ferreira

O proprietário da choperia Pinguim, José Paulo Tonetta Ferreira, foi assaltado anteontem de manhã, no estacionamento da Feapam (Feira Agropecuária da Alta Mogiana), em Ribeirão Preto.

Pinguins são aves características do hemisfério Sul, em especial da Antártida. Ao contrário do que se pensa, nem todas as aves voam e algumas conseguem fazê-lo apenas a pouca distância, como é o caso da galinha. Mesmo sendo aves, os pinguins não voam.

O pinguim-azul ou pinguim-fada (Eudyptula minor) é o menor pinguim do mundo, esta ave não voadora tem uma altura média de 30 cm e um peso de 1,1 a 1,2 kg.. Esta espécie é encontrada nas costas Sul da Austrália e Tasmânia, Nova Zelândia e Ilhas Chatham.