Onde tem onça no Brasil?

Perguntado por: ulopes7 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Ocorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado. São animais de hábitos solitários, tendo maior atividade ao entardecer e à noite.

De acordo com os estudiosos, a onça integra a Lista Municipal de Espécies da Flora e Fauna Ameaçadas desde os anos 2000. A presença do felino em terras cariocas havia sido registrada pela última vez em 1930. Atualmente, ela é considerada uma espécie rara na capital.

Apesar de a Amazônia ser a região onde se concentra a maior população desses felinos no Brasil – estima-se que sejam aproximadamente 10 mil indivíduos -, um estudo publicado em junho deste ano apontou que, entre 2016 e 2019, 1.422 onças-pintadas foram mortas ou deslocadas no bioma.

Historicamente, a onça foi encontrada do norte ao sudoeste dos Estados Unidos até o sul da Argentina (ver mapa). Porém hoje, as populações estáveis das onças são restritas a manchas remanescentes entre o norte do México e norte da Argentina, com a maior concentração na parte central da Bacia Amazônica.

Habitat: Regiões costeiras. Características gerais: Popularmente conhecidos como Leões-marinhos, devido a juba de pêlos que o macho apresenta ao redor do pescoço. Única espécie de Leão-marinho que ocorre na região Sul do Brasil.

Pode ser que ela se assuste e entre em confronto. No caso de adultos o melhor a fazer é levantar as mãos, bater palmas, gritar, fazer o máximo de barulho. Quanto às crianças, os pais ou responsáveis devem acompanhá-las até o ponto de ônibus e não deixá-las entrar nas áreas de mata.

A área de reserva Taiamã, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, possui a maior concentração de onças-pintadas da América Latina, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). As onças dessa região possuem hábitos alimentares diferentes de outros animais desta mesma espécie.

Onças-pardas foram flagradas em momentos 'inusitados' no Parque das Neblinas, localizado em Bertioga, no litoral de São Paulo, e Mogi das Cruzes.

Moradores da Vila Residencial de Mambucaba, em Paraty (RJ), receberam uma visita selvagem nesta sexta-feira (10). Uma onça parda apareceu no local, atraindo a atenção de quem vive por lá. Os moradores registraram em fotos a aparição do animal.

As onças-pintadas são mamíferos, assim, apresentam o corpo coberto por pelos, sendo que estes se apresentam na cor amarelo-dourado com manchas pretas na cabeça, no pescoço e nas patas. Nas regiões das costas, flancos e ombros, essas manchas apresentam-se em forma de roseta com pontos dentro.

Além do mico-leão-dourado, animal símbolo do parque e que só existe nesta área do Brasil, a APA abriga diversas espécies de animais que estão ameaçados de extinção, como a preguiça de coleira, lobo-guará, gato-maracajá, bagrinho, borboleta da praia, onça parda.

Segundo o estudo do ICMBio, a onça-pintada ocupa 89% da extensão da Amazônia, mas apesar dessa ampla distribuição a população da espécie é de menos de 10 mil indivíduos.

Felino é considerado ameaçado na Mata Atlântica com uma população de cerca de 350 indivíduos.

O Pantanal é a casa das maiores onças-pintadas do mundo. No bioma, que ocupa parte de Mato Grosso do Sul, uma onça-pintada macho pode atingir 150 kg, enquanto a fêmea pode chegar a 110 kg. Em outros biomas, a realidade é diferente. “Aqui, no Pantanal, estão as maiores onças-pintadas do mundo.

Hoje, estima-se que existam apenas 30 onças-pintadas e 180 pardas na região do Boqueirão da Onça, no norte da Bahia, ponto com maior incidência desses grandes felinos na Caatinga nordestina.

No Brasil, existem cerca de 55 mil onças espalhadas e o maior número está distribuído na Amazônia - com média de 40 mil felinos - e mais de 13 mil no Pantanal, de acordo com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A onça-pintada é uma espécie nativa do Brasil e do Rio Grande do Sul. Existe em quase todo país. No Estado, há registro do animal no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas.

No Brasil existe um urso muito especial: temos o urso-formigueiro, mas conhecido como tamanduá-bandeira. Isso mesmo. Nos países vizinhos, ele recebe esse nome, na tradução para o espanhol oso-hormiguero.