Onde tem obelisco no Brasil?

Perguntado por: opires . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Rio de Janeiro

  • Obelisco da Avenida Rio Branco.
  • Obelisco de Petrópolis.
  • Obelisco de Campos dos Goytacazes.

No Antigo Egito os Obeliscos eram considerados monumentos de proteção e defesa. O Obelisco de Luxor que foi levado para Paris e se tornou um grande atrativo. Outros lugares do mundo criaram monumentos semelhantes, e estão em locais centrais e importantes nas cidades. Os Obeliscos espalhados pelo mundo.

O obelisco, com 170 metros de altura, marca a ponta do National Mall. Entre o Lincoln Memorial e o Capitólio, o monumento construído para homenagear George Washington – primeiro presidente dos EUA – é a mais alta estrutura de pedra do mundo e também o maior obelisco.

Os obeliscos eram símbolos do poder do faraó e serviam como fetiches para honrar o deus do sol Atum. Eles costumavam ser criados para marcar vitórias importantes ou a abertura de um templo, ou celebravam uma coroação ou outro evento importante. Foi tomado muito cuidado para fazer, transportar e criá-los.

O monumento é obra da maçonaria, uma ordem universal filosófica e filantrópica que segue a tríade liberdade, igualdade e fraternidade para construção de um sociedade mais humana. A palavra 'obelisco' vem do latim e significa pilar ou apontar.

Conhecido como Obelisco Ibirapuera, ou Obelisco de São Paulo, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 é o símbolo da Revolução Constitucionalista e também uma grande homenagem aos homens que a lutaram. Possui 72 metros de altura, e começou a ser construído em 1947.

Os livros de história da arquitetura nos contam que foram os antigos egípcios quem criaram os obeliscos.

O obelisco do Vaticano é desprovido de qualquer registro hieróglifo egípcio, mas possuí em duas das suas faces uma dedicação aos imperadores romanos Augusto e Tibério, feitos por Calígula.

O obelisco seria uma representação da união do passado com a cristandade. Reza a lenda que as cinzas de Júlio César descansam em sua base, e o Papa Sixto V colocou, escondido no topo, um pedaço da cruz do próprio Cristo.

O Obelisco de São Paulo é patrimônio histórico e cultural, tombado pelo CONDEPHAT, e abriga os corpos dos estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Americo de Camargo Andrade, mortos durante a revolução de 1932, além de outros 713 ex-combatentes.

O Obelisco possui uma única porta de entrada, (de frente para a Avenida Corrientes, em direção ao oeste), na qual atrás dela, há uma escada marinheiro de 206 degraus com 7 descansos que leva ao topo, onde há um mirante com quatro janelas, visíveis da rua.

O monumento foi uma doação feita pelo povo da vizinha Capela Nova do Betim, hoje o município de Betim, aos habitantes da capital mineira, por ocasião da comemoração do Centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.

De acordo com a entidade, o obelisco mais antigo e preservado do mundo está localizado no Cairo, capital do Egito. De forma geral, esses monumentos consistem de um único pedaço de pedra com um eixo retangular e são arrematados por uma peça em forma de pirâmide dourada em seus topos, de forma a refletir os raios do sol.

Na obra estão sepultados Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, estudantes mortos durante a ação e que deram origem à célebre sigla M.M.D.C. Ao lado da estátua, vale a pena olhar para o alto e ter uma visão única da parte interna do alto Obelisco.

O formato dele é um raio de sol, já que originalmente era uma homenagem ao deus sol. No início, porém, era chamado pelos egípcios de Teken. Foram os gregos que colocaram neste tipo de monumento o nome de obelisco, segundo Marcia.

Quando este card for Invocado: você pode Invocar por Invocação-Especial até 2 "Discípulo de Rá" da sua mão e/ou do Deck.

Indícios apontam que os primeiros governantes a utilizar obeliscos em fachadas de templos foram os reis da Quinta Dinastia (2494-2345 AC).

Feitos de pedra branca de Córdoba e levantados em apenas 31 dias, os quatro lados do eixo de 60 metros representam momentos decisivos na história de Buenos Aires: a fundação da cidade em 1536, sua segunda e definitiva fundação em 1580, a elevação inaugural da bandeira argentina na cidade em 1812 e a declaração de ...