Onde tem menos índios no Brasil?

Perguntado por: uteixeira4 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A região Sul é a que apresenta menor número de povos indígenas no país, concentrando um pouco mais de 70.000.

Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a Região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 305.873 mil, sendo aproximadamente 37,4% do total. Na Região Norte o estado com o maior número de indígenas é o Amazonas representando 55% do total da região.

Na análise das Unidades da Federação, o Estado do Amazonas possui a maior população autodeclarada indígena do País, com 168,7 mil; o de menor, Rio Grande do Norte, 2,5 mil.

Entretanto, os países com maior proporção de população indígena são Bolívia (62,2%), Guatemala (41%), Peru (24,0%) e México (15,1%). O Brasil, com 900 mil indígenas, tem o maior número de comunidades (305), seguido pela Colômbia (102), Peru (85), México (78) e Bolívia (39).

Segundo dados do Instituto Socioambiental (ISA), as tribos que mais se destacam pelo número de habitantes são: Guarani: originários do tronco da família linguística tupi-guarani, os guaranis somam cerca de 85 mil habitantes no país.

1. Guarani. Primeiramente, os guaranis, que vivem no lado do Brasil, possuem três grupos: caiová, ñandeva e mbya. Além disso, segundo os dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a maior concentração indígena brasileira, é formada por guaranis.

A cultura brasileira é rica e diversa, o que se explica pela formação geográfica e histórica do país. Indígenas, africanos e portugueses contribuíram muito para essa construção. A cultura brasileira, assim como a formação étnica do povo brasileiro, é vasta e diversa.

Passados 517 anos, a população indígena foi reduzida para 816.917 pessoas, representando apenas 0,47% da população brasileira atual. Séculos de massacres realizados pelos colonizadores e conflitos com fazendeiros e garimpeiros que invadiram terras indígenas contribuíram para a redução da população.

Podemos afirmar que existem poucas tribos indígenas no Brasil porque muitas foram dizimada ao longo dos últimos séculos, primeiramente em função das doenças trazidas pelos portugueses, e segundo pelas guerras.

As terras indígenas (TIs) somam 726 áreas, ocupando uma extensão total de 117.377.553 hectares (1.173.776 km2). Assim, 13.8% das terras do país são reservados aos povos indígenas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na terça-feira, 30 de agosto, o primeiro balanço da coleta de dados do Censo Demográfico 2022, que segue até o dia 31 de outubro.

A idéia que tais fontes procuram propagar é que o número ou o tamanho excessivo das áreas indígenas reduziria fortemente o estoque de terras para a agricultura, acarretando escassez de terra para os trabalhadores não-índios, o que agravaria ainda mais a pobreza no meio rural e incentivaria o êxodo para as cidades.

Centro-Oeste

Por fim, temos o Centro-Oeste, região menos populosa do país, com apenas 7,8% de todos os habitantes do Brasil ou, em números absolutos, 16.707.336 pessoas.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.

Mais de 80 povos indígenas foram destruídas entre 1900 e 1957, e a população indígena em geral diminuiu mais de oitenta por cento, de mais de 1,2 milhão.

1 - Existem cerca de 370 a 500 milhões de indígenas no mundo, espalhados por 90 países. Eles vivem em todas as regiões geográficas e representam 5 mil culturas diferentes.

Os povos indígenas costumam utilizar redes ou esteiras para dormir. O mais comum é que utilizem redes, mas alguns fazem o uso da esteira que fica posicionada no chão e as vezes coberta com algum tipo de folha, palhas e até tecidos produzidos por eles mesmos.

Mais de 90% das terras indígenas do Brasil estão na Amazônia. O Estado com o maior número e quantidade destas terras é o Amazonas.

No século XVI os rituais de canibalismo eram frequentes em pelo menos duas importantes tribos indígenas: os tupis e os tapuias.