Onde tem mais veganos no Brasil?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

A pesquisa mostra que o Brasil lidera o ranking dos países e cidades mais veganas da região, seguido por México, Argentina, Colômbia e Chile. São Paulo está em primeiro lugar no ranking de cidades latinas dentro desse mesmo perfil — Rio de Janeiro e Porto Alegre também estão entre os dez mais.

No território nacional, São Paulo e Rio de Janeiro lideram como as cidades mais vegan-friendly, com 573 alternativas para o público vegano.

1# Londres
Em primeiro lugar está Londres, a cidade foi a primeira a ter mais de 200 restaurantes veganos listados e tem um total de mais de 400 estabelecimentos.

Não há nenhuma pesquisa que mostre com precisão o número de veganos no país, porém fazendo uma estimativa em comparação a outros países, temos que esse número seja de aproximadamente 7 milhões de brasileiros.

a Índia é o pais

Aparentemente, países asiáticos como Índia e Israel são os mais veganos. Na Índia, dados da Ipsos Global mostram que 19% da população se identifica como vegana. Considerando este dado, a Índia é o pais mais vegano do mundo.

Por que o figo pode não ser considerado vegano? Algumas pessoas da comunidade vegana acreditam que essa relação entre os figos e as vespas, embora mútua, resulta na morte de animais.

A entidade estima que, dos 30 milhões de brasileiros vegetarianos, cerca de 7 milhões seriam veganos (3,2% da população), aqueles que não consomem nenhum produto que tenha origem ou que foi testado em animais.

Dado Dolabella, Xuxa e mais: veja os famosos que aderiram ao...

  • Fernanda Lima.
  • Isabelle Drummond.
  • Lewis Hamilton.
  • Sonia Abrão. Em junho de 2017, a jornalista e apresentadora adotou novos hábitos alimentares e se tornou vegana. Sonia disse que a mudança alimentar levou meses de adaptação.
  • Xuxa Meneghel.

Instituto Novos Sabores
Salgadinho Torcida sabor bacon, mas 100% vegano.

Onde os testes são realizados? Diversas empresas realizam testes de cosméticos veganos em pele humana desenvolvida em laboratório — tendo a aparência de círculos de gelatina transparente.

Índia: o país onde quem é vegetariano é considerado de direita.

Confira as estimativas. Se, literalmente, todo o mundo deixasse de comer carne e seus derivados e aumentasse a ingestão de frutas e vegetais, cerca de oito milhões de mortes anuais seriam evitadas, sem contar um detalhe: dois terços da poluição atmosférica atual não existiria.

Aqui consideraram a porcentagem de veganos dentro do número de vegetarianos e resultados de outros países (onde essas pesquisas foram efetuadas). Assim, chegaram a uma probabilidade: dos 30 milhões de vegetarianos naquele ano (14% da população), havia 7 milhões de veganos. Gostou dessa notícia?

Além do cuidado com os bichos, a moda vegana também levanta a bandeira da preservação do meio ambiente, questionando a alta produção e o tingimento químico, por exemplo. Inclusive, o crescimento da moda vegana tem sido relacionada justamente à preocupação com as questões ambientais.

Quais são os produtos veganos mais vendidos?

  • Ovos veganos, com um crescimento de 42%;
  • Queijos veganos, com um crescimento de 33%;
  • Bebidas prontas veganas, com um crescimento de 22%.

Para Raquel Saliba, Head de Social Media na Warren, nesse aspecto, o veganismo de fato pode ser um pouco menos acessível, tanto financeiramente, quanto por oferta. Aliás, muitas vezes, o que justifica o preço mais alto de um produto vegano é justamente a demanda, que é muito inferior à de produtos não-veganos.

Por enquanto, o censo do Mapa Veg cadastrou 29,5 mil veganos e vegetarianos, e qualquer pessoa pode acessar o site e participar.

O termo vegan [vegano] foi criado em 1944 pelo marceneiro britânico Donald Watson e, desde então, transformou-se em um movimento político, ético e de estilo de vida. Em 1944, foi criada a Vegan Society, na Inglaterra, entidade responsável por propagar essa filosofia.

O veganismo no Brasil
No Brasil, o estilo de vida é difundido pelo jornalista e poeta Carlos Dias Fernandes, no livro “Proteção aos Animais”, de 1914, seguido posteriormente pelo médico higienista Flavio Maroja. Em 26 de janeiro de 1917, é fundada a Sociedade Vegetariana Brasileira, com sede no Rio de Janeiro.