Onde tem mais silício no mundo?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O Vale do Silício (em inglês: Silicon Valley), na Califórnia, Estados Unidos, é um apelido da região da baía de São Francisco onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia, destacando-se na produção de circuitos eletrônicos, na eletrônica e informática.

Estados Unidos

O Vale do Silício é o nome dado a região localizada na baía de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos.

Do Nordeste, descemos para o Sudeste, passando por Minas Gerais, onde está localizado o San Pedro Valley: minas de silício. E esse nome não veio à toa, afinal, é no bairro de São Pedro, em Belo Horizonte, que estão localizadas a maioria das startups mineiras.

cereais integrais

O silício encontra-se em quantidade considerável nos cereais integrais e também em algumas frutas como banana, abacaxi, manga e tâmaras. Também está presente no pepino e pimentão.

É encontrado em praticamente todas as rochas, areias, barros e solos. Combinado com o oxigênio, forma a sílica (SiO2 - dióxido de silício); com oxigênio e outros elementos (como, por exemplo, alumínio, magnésio, cál- cio, sódio, potássio ou ferro), forma silicatos.

Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Suíça é o país mais inovador do mundo, de acordo com o relatório IGI Link externo, abra em uma nova aba. .

Os principais polos de tecnologia do Brasil

  • Porto Alegre Tecno Puc. ...
  • BH – São Pedro Valley. ...
  • Florianópolis – Capital da Informática. ...
  • São Jose dos Campos -Parque Tecnológico. ...
  • Santa Rita do Sapucaí ...
  • Campinas- Fundação Unicamp.

Pois é possível fazer uma visita à NASA no Vale do Silício, na cidade de Mountain View. Há um centro de visitação aberto ao público chamado Ames Research Center onde projetos, produtos da companhia e até mesmo o conteúdo de algumas missões podem ser conferidos de pertinho.

De acordo com Hancock, o grande vilão desse fenômeno é o alto preço de se viver na região, principalmente no quesito moradia. Em 2018, o Vale do Silício se tornou o lugar com os preços de imóveis mais caros dos EUA, com um valor médio superior a US$ 1 milhão para quem quer comprar uma casa.

A história do Vale do Silício
Mas a história começou há muito tempo. Há quem considere a garagem onde William Hewlett e David Packard fundaram a companhia HP, em Palo Alto, no final dos anos 1930, como o lugar em que o Vale do Silício nasceu.

Apple

Apple. A Apple é atualmente a maior empresa do mundo com capitalização de mercado, chegando a incríveis US$ 2,6 trilhões. Quem vê todo este sucesso não diz que a empresa foi criada em uma garagem na cidade de Cupertino – mas também foi assim com grande parte das grandes companhias de tecnologia no Vale do Silício.

A região do Vale do Silício se tornou bastante conhecida no mundo inteiro por abrigar grandes empresas de tecnologia. Gigantes como Google, Apple, Meta e Microsoft contam com escritórios por lá, além de ser um ambiente com muitas startups promissoras.

O Vale do Silício (em inglês: Silicon Valley), na Califórnia, Estados Unidos, é um apelido da região da baía de São Francisco onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia, destacando-se na produção de circuitos eletrônicos, na eletrônica e informática.

Obtenção do silício
A obtenção de silício em larga escala pode ser realizada via redução do quartzo (SiO2) com carbono em uma temperatura na faixa de 1700 °C, a qual é bem superior ao ponto de fusão do Si.

O Grupo RIMA é o maior produtor brasileiro de silício metálico e o segundo maior do mundo. O silício fabricado pela RIMA é utilizado nas indústrias metalúrgica, química, eletrônica e fotovoltaica.

Já o estado com melhor performance em intensidade tecnológica é o Amazonas, seguido por São Paulo e Santa Catariana.

O substituto mais provável para ocupar o lugar do silício é o grafeno, isso porque ele apresenta alta condutividade, mesmo com variação de temperatura, e também é muito resistente a comutação. As pesquisas indicam que ele vai ser capaz de alcançar velocidades de até Terahertz.

chá de cavalinha

O chá de cavalinha tem propriedade diurética, ajudando no combate à retenção de líquidos, a desintoxicar e desinchar o corpo. É fonte de silício, mineral essencial para fortalecimento de ossos e músculos.