Onde tem mais portugueses?

Perguntado por: uboaventura4 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Ainda com mais de 100 mil emigrantes portugueses residentes encontramos, por ordem decrescente, os EUA (177 mil em 2014), Canadá (140 mil em 2011), Brasil (138 mil em 2010), Espanha (117 mil em 2014), Alemanha (107 mil em 2014) e Reino Unido (107 mil em 2013).

Os portugueses, assim como outros povos do sul da Europa e mediterrânicos, são uma população predominantemente morena.

Provavelmente na porção exata da Península Ibérica onde hoje é Portugal (no ocidente da Península), viviam os lusitanos, um dos vários grupos celtiberos. São estes, especificamente, os primeiros antepassados portugueses que conhecemos.

A facilidade de obtenção do visto, a facilidade com o idioma e a qualidade de vida são os principais fatores que atraíram os brasileiros em Portugal. Assim, nos últimos anos, o país luso foi (re)descoberto e tem atraído milhares de pessoas para morar.

Confira as principais comunidades:
Portugal – 100.855. Bolívia – 53.235. Japão – 47.317. Itália – 33.388.

Bragança
Com uma boa estrutura de saúde e lazer, com museus, jardins, teatro e todo o tipo de comércio, é uma das cidades mais baratas para morar em Portugal. O principal destaque de Bragança é o preço do aluguel, o mais barato entre as cidades pesquisadas.

Outro pormenor digno de registo é que uma das cidades brasileiras homónimas de cidades portuguesas chama-se… Olivença! Isso mesmo: do outro lado do oceano ainda existe uma Olivença que fala português, no estado de Alagoas.

61% dos brasileiros veem Portugal como um país com oportunidades de melhorar de vida, enquanto 5% dos portugueses enxergam o Brasil assim. Além disso, 6% dos brasileiros consideram as terras portuguesas um bom local para morar, enquanto 2% dos cidadãos portugueses consideram o Brasil um bom local para morar.

A maioria da população portuguesa possui cabelos de cor castanha, podendo estes variar entre o castanho escuro a castanho claro, sendo ainda comum a presença de cabelos castanhos com reflexos ruivos.

Dia Internacional da Cor: New Blush é a cor preferida dos Portugueses.

Valéria, também profissional do sexo, afirma que os homens portugueses gostam das mulheres brasileiras porque são mais simpáticas e acessíveis.

De acordo com os dados do "Eurobarómetro" sobre Saúde, Alimentação e Nutrição, os portugueses têm em média 1,65 metros de altura e pesam 69 quilos, o que os coloca no penúltimo lugar quer da tabela de "altura", apenas à frente dos malteses, quer do "ranking" do "peso", apenas com italianos atrás.

Segundo resultados publicados em 2004 por Luísa Pereira, António Amorim e colegas (também do Ipatimup) no International Journal of Legal Medicine, o património genético dos portugueses de hoje é composto por 70 a 80 por cento de linhagens europeias antigas.

De forma geral, pode-se afirmar que viver em Portugal é mais barato do que viver no Brasil, principalmente no que diz respeito aos custos com alimentação e vestuário. Assim, é possível viver com um salário mínimo, que em Portugal é de € 665, equivalente a mais ou menos R $3.920.

Vale a pena morar em Portugal? Em resposta direta, na nossa opinião vale sim! Mas isso é a nossa opinião, vale para o nosso estilo de vida e para os nossos objetivos. Você terá que avaliar o seu caso individualmente, mas vamos dar umas dicas que podem te ajudar.

Ambos prezam pela qualidade de vida e nenhuma das culturas vivem pelo trabalho. Comparando os dois, melhor seria optar pela Espanha. Porém, se deseja mesmo juntar dinheiro, melhor seria mirar em países como a Inglaterra e Alemanha, onde os salários são bem mais altos.

O site da Rede Emigração fornece dados sobre a emigração de Portugal para o Brasil. No site é possível fazer uma busca pelo nome completo e a naturalidade do imigrante. Os registros são individuais e contam com informações como nome, filiação, naturalidade, idade, profissão e data da emissão do passaporte.

Imigração portuguesa no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2001.) A imigração esteve diretamente relacionada à expansão cafeeira. Os que vieram subsidiados enfrentaram difíceis condições do trabalho cotidiano nas fazendas.

Nos primeiros dois séculos de colonização, vieram para o Brasil cerca de 100 mil portugueses, uma média anual de 500 imigrantes. No século seguinte, esse número aumentou: foram registrados 600 mil e uma média anual de 10 mil imigrantes portugueses.

De todas as regiões portuguesas, o Algarve é a escolha mais recorrente dos estrangeiros ricos que estão em busca de casas de sol e luxo. Essa é a região sul de Portugal, famosa por suas praias deslumbrantes e grande comunidade de expatriados de língua inglesa.