Onde tem mais polonês no Brasil?

Perguntado por: greis6 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Hoje, o Paraná tem a maior colônia polonesa do Brasil: 1,2 milhão de descendentes - 300 mil deles só em Curitiba.

Os sobrenomes poloneses têm três principais origens: toponímico, cognominal e patronímico. No caso do toponímico, são sobrenomes que surgiram conforme o local de proveniência das pessoas, como nomes de cidades ou vilas. Exemplo: Gryzbowski (cidade de Gryzbow).

De acordo com dados da Embaixada do Brasil em Varsóvia e que foram publicados pelo Itamaraty em 2014, 1.500 brasileiros viviam na Polônia naquele ano.

A presença dos descendentes de poloneses é marcante na Região Geográfica Imediata de Erechim1- RS, onde, particularmente, alguns municípios como, Áurea/RS, Carlos Gomes/RS e Centenário/RS, mesmo após cerca de 120 anos de imigração polonesa ainda reproduzem aspectos da cultura e valorizam os elementos identitários ...

Os poloneses que imigravam para o Brasil, em um âmbito geral, buscavam melhores condições de vida no novo continente, visto que o seu território de origem experimentava um processo de perda de independência e, dessa forma, espalhava-se entre as pessoas um sentimento de risco à segurança individual e coletiva, algo que ...

Segundo registros, os primeiros imigrantes começaram a chegar em Santa Catarina em 1869, na cidade de Brusque, no Vale do Itajaí, considerada o berço da cultura polonesa.

Os poloneses são católicos romanos e, portanto, utilizam o alfabeto latino em sua escrita, além de serem um país mais adepto ao Ocidente; Os russos são da religião ortodoxa, que tem um ódio de séculos do catolicismo romano, e, portanto, escrevem utilizando o alfabeto cirílico.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

A lei para a cidadania polonesa é baseada no princípio jus sanguinis (direito de sangue), que significa que o direito à cidadania polonesa passa de pais para filhos, dessa forma, independe do local de nascimento, não existindo também limites de gerações para que a cidadania possa ser herdada.

Presença polonesa
O Paraná tem a maior colônia polonesa do Brasil: 1,2 milhão de descendentes - 300 mil deles só em Curitiba.

O polonês é uma língua eslava ocidental falada por mais de 50 milhões de pessoas e é a sexta língua mais falada da União Europeia. O alfabeto polonês consiste em 32 letras e a dificuldade do idioma é baseada na pronúncia complexa, sistema de gênero, verbos ou casos difíceis de dominar.

Visto para pessoas que tencionem permanecer na Polônia, ou em outros países do espaço Schengen, no máximo de 90 dias por cada período de 180 dias.

De uma forma geral, beber em locais públicos na Polónia não é permitido. Existem algumas exceções, criadas por cada cidade, que o permitem em alguns locais específicos mesmo sendo públicos, mas pelo sim pelo não é melhor não facilitares, limitando o consumo aos espaços criados para o efeito.

Atualmente, de acordo com muitos indicadores, a Polônia é um dos 20 países com as maiores economias do mundo. O PIB anual total é de aproximadamente US$650 bilhões, e o nível da renda, medido pelo parâmetro PPP, é de aproximadamente US$33.000, o que coloca a Polônia já entre os países desenvolvidos.

Além de Varsóvia, Cracóvia e o campo de concentração de Auschwitz, que são os principais destinos turísticos do país, a Polônia é um país com muita natureza, muitos parques – que na verdade são bosques no meio das cidades – montanhas e pequenas cidades charmosas com o típico estilo polonês.

1815 O Congresso de Viena devolve o território polonês para a Rússia, a Áustria e a Prússia. A Cracóvia foi estabelecida como uma cidade-estado livre, sendo controlada por seus três vizinhos (Rússia, Prússia e Áustria) até 1846. O Reino da Polônia foi estabelecido dentro do Império Russo, com o czar como rei.

O Paraná foi uma das regiões brasileiras que mais receberam imigrantes europeus durante esta época, sendo a população polonesa a mais numerosa. Os poloneses chegaram a este estado, se instalaram em sua maioria na região da cidade de Curitiba e em alguns municípios vizinhos, a partir do ano de 1871.

Casas com troncos de madeira são construções típica do sul da Polônia. “As pessoas mais pobres usavam todo o tronco da madeira para a parede ficar mais grossa no inverno”, explica Cecília Holtman. “E a madeira se encaixa, com vedação entre os troncos com capim e esterco, sem o uso de pregos”, completa.

5- A Polônia é barata
Outra coisa é para compras, sempre que vou a Polônia eu aproveito para me reabastecer de algumas coisas que são bem mais baratas lá, seja cosméticos, roupas, sapatos, etc

É um país barato, especialmente se o compararmos com outros países europeus. Em Varsóvia, a capital, os preços são um pouco mais caros do que no resto do país, mas ainda é uma das capitais européias mais baratas. Varsóvia é um país muito localizado centralmente, que está perto de tudo.