Onde tem mais cartilagem?

Perguntado por: lsiqueira6 . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Cartilagem Hialina: É formada por fibras de colágeno tipo II, sendo a cartilagem de revestimento ósseo mais abundante do corpo humano. É muito resistente e encontrada na traqueia, na laringe e no septo nasal.

Existem três tipos de cartilagem, são elas: a cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa. A cartilagem hialina é encontrada em nossa traqueia, brônquios, pontas de nossos ossos. É esse tipo de cartilagem que forma os embriões dos vertebrados, como já vimos no segundo parágrafo.

Componente estrutural importante para o corpo humano
Também pode ser chamada de tecido cartilaginoso e é classificada em três diferentes tipos: cartilagem elástica, cartilagem fibrosa e cartilagem hialina.

Cartilagem tireoide: a cartilagem tireoide é a maior cartilagem da laringe. É a cartilagem tireoide que dá forma ao conhecido pomo de Adão.

Em suas extremidades, o osso tem um tecido elástico e flexível, denominado cartilagem. A cartilagem é constituída por uma matriz de tecido fibroso, misturada com uma substância similar a um gel que não contém muito cálcio. A maioria dos ossos se forma a partir da cartilagem.

Nas lesões, o tecido que reveste a cartilagem como um todo é boa, mas há um ponto onde ela se quebra, da mesma forma como um pneu furado. Nos casos de artrose, não há história de trauma que justifique o problema e a cartilagem fica afetada de forma geral.

A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo, podendo ser classificada em três tipos: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa.

Os principais medicamentos que podem ser indicados para tratamentos nos ossos e cartilagens são:

  • Risedronato Sódico;
  • Ácido mefenâmico;
  • Osteotrat;
  • Fixenato;
  • Alendronato de Sódio;
  • Fixare Pro ;
  • Ibandronato de Sódio;
  • Condroflex e Tangerinas.

Cartilagem hialina

Cartilagem hialina: tipo mais comum de cartilagem no corpo humano. Sua matriz é formada por fibrilas de colágeno tipo II. Encontrada nas vias aéreas, nas fossas nasais, nas cartilagens costais e na superfície articular dos ossos longos (cartilagem articular).

Cartilagem elástica – possui alto teor de fibras elásticas (elastina) em sua matriz, mas também pouca quantidade de colágeno. Esse tipo é encontrado no aparelho auditivo, formando o pavilhão externo da orelha, na laringe e na válvula epiglote.

Embora seja composta de células e tecidos que estão a todo momento respondendo à estímulos, a cartilagem não pode se reparar devido à falta de vasos sanguíneos e devido à falta de um suprimento sanguíneo adequado no local para produzir e replicar novas células.

A cartilagem do joelho é um tecido que cobre, amortece e protege a articulação. Ela evita que os ossos tenham um atrito excessivo entre si. Quando se desgasta, deixa de cumprir sua função e diminui a proteção dos ossos.

Dorso nasal: região mais externa do nariz que vai logo acima da ponta nasal até a raiz do nariz. É composto por cartilagem (cartilagem lateral superior), em sua porção mais à frente e de osso (ossos próprios nasais), posteriormente.

Cartilagem elástica: pequena quantidade de colágeno e grande quantidade de fibras elásticas, garantindo a maior mobilidade.

Para regenerar a cartilagem, é muito importante manter uma alimentação rica em aminoácidos, já que nos ajudam a absorver o cálcio e a produzir colagénio para reconstruir os tecidos danificados.