Onde tem fósforo no Brasil?

Perguntado por: epires . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

A China, segundo lugar, possui 26% e os Estados Unidos, 7%. O Brasil conta com reservas de 319 milhões de toneladas, que estão localizadas principalmente em Minas Gerais (67%), Goiás (14%) e São Paulo (6%).

O Marrocos controla quase 70% do total de reservas de fosfato no mundo, o que equivale a cerca de 50 bilhões de toneladas. A maior parte da produção é proveniente da mina de Bou Craa, no Saara Ocidental.

Regra geral, as fontes de proteína também são boas fontes de fósforo, tais como, carne vermelha, carne de aves, peixe e ovos. O leite e derivados também são boas fontes assim como as leguminosas, os cereais e os grãos.

Dentre as fontes de fósforo mais utilizadas no Brasil, destacam-se as totalmente aciduladas (superfosfato simples e superfosfato triplo), os fosfatos de amônio (monoamônico ou MAP e fosfato diamônico ou DAP) e os fosfatos naturais (Bayóvar, fosfatos de Arad, Gafsa, fosfatos de Araxá, Patos de Minas etc.).

Saiba agora que o elemento fósforo (P) não está presente dentro da caixinha (palitos) e sim do lado de fora. A superfície onde riscamos o palito parece uma lixa, nela estão presentes as substâncias: dextrina, fósforo vermelho, Sb 2S 3 (trissulfeto de antimônio) e vidro moído.

Assim como a farinha de osso, as cascas de crustáceos (como camarão, caranguejo e lagostas), cascas de siri e restos de peixe (caudas, cabeça e ossos) que são igualmente ricas em fósforo.

O fósforo é amplamente utilizado em fertilizantes e na fabricação de caixas de fósforo. O ácido fosfórico é utilizado como acidulante de bebidas refrigerantes. O fósforo branco e compostos organofosforados são perigosos e já foram usados como armas químicas.

Na natureza, o principal reservatório de fósforo são as rochas, mas este também pode ser encontrado no solo, nos oceanos, rios, lagos e nos organismos vivos.

Uma das principais maneiras de fornecer fósforo às plantas, é por meio da utilização de fertilizantes fosfatados, contudo, o fósforo é relativamente imóvel no solo e assim permanece próximo ao local em que foi colocado o fertilizante.

As reservas mundiais são concentradas. Três países detêm 75% do total, sendo que 42,3% encontram-se no Marrocos que possui 21.000 bilhões de toneladas. A China, segundo lugar, possui 26% e os Estados Unidos, 7%.

O fósforo é um elemento que desempenha uma importante função no corpo. No corpo, quase todo o fósforo é combinado com oxigênio e forma o fosfato. O fosfato é um dos eletrólitos. Os médicos consideram que a água do corpo fica confinada em vários espaços, denominados compartimentos de líquidos.

O fosfato natural, também conhecido como fosfato natural reativo, é um tipo de fertilizante de fósforo produzido principalmente a partir de rochas sedimentares, como a fosforita. Geralmente, essas rochas são formadas pela deposição de restos de animais marinhos e possuem alta porosidade e reatividade.

A OCP, que atualmente é a maior fornecedora de fósforo para o Brasil, é detentora de cerca de 70% das reservas mundiais de rocha fosfática e tem participação de 31% do mercado mundial de produtos de fosfato. A empresa já atua no Brasil desde 2010, com sete escritórios.

As dores nas articulações e ossos são apenas um dos sintomas da deficiência de fósforo. Além do mais, são comuns episódios de fadiga, falta de libido, ansiedade, cabelos e unhas quebradiços, sensibilidade na pele e perda de peso.

fígado bovino

Para se ter uma ideia, em apenas 100 gramas de fígado bovino grelhado encontramos quase 420 mg de fósforo, o equivalente a 60% do VD. Além disso, essas carnes são ótimas fontes também de outros nutrientes, tais como ferro, vitamina B12, minerais e vitamina A.

Além do esgoto sanitário, outros tipos de efluentes industriais como os de indústrias de fertilizantes, pesticidas, químicas em geral, conservas alimentícias, abatedouros, frigoríficos e laticínios, podem ser responsáveis pela alta quantidade de fósforo em corpos de água.