Onde tem Borboleta Azul no Brasil?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

anaxibia é uma espécie endêmica do país, chamada vulgarmente de azul-seda, corcovado (muito comum no Centro-Sul e Sudeste) ou azulão. São borboletas de hábitos diurnos: os machos passam as manhãs em patrulha ao longo de cursos e rios.

Imagine a sensação de ficar, frente a frente, com uma borboleta vista pela última vez há mais de 100 anos? A rara Adelpha herbita foi vista na maior reserva privada de Mata Atlântica do país: o Legado das Águas, no Vale do Ribeira.

A. serpa é uma das borboletas mais comuns de seu gênero e pode ser encontrada o ano todo.

Borboleta capitão-do-mato

Uma das borboletas mais bonitas do Brasil é a borboleta capitão-do-mato, cujo nome científico é Morpho helenor; conhecida por ser uma espécie que fez parte da história do Brasil nos tempos coloniais.

Borboleta azul – é uma das mais famosas com um significado especial: ela faz referência à metamorfose ao longo da vida. Transformações físicas e relacionadas ao pessoal. Para muitos, é sinal de boa sorte.

Borboleta Azul
Correndo risco de extinção em diversos países, a borboleta-azul ou Maculinea alcon, pode ser encontrada na Europa e na Ásia setentrional, especialmente durante o período do verão.

Troides aeacus

Cientificamente conhecida como Troides aeacus, a borboleta asa-de-pássaro dourada é originária do sul da Ásia e foi apelidada como “uma das borboletas mais bonitas do mundo”. Quando a borboleta abre suas asas, tem cerca de 10 a 15 centímetros de largura.

Parides burchellanus

A Parides burchellanus, espécie rara de borboleta, consta na lista de alerta internacional para risco de extinção. Mais conhecida como “Ribeirinha”, ela tem recebido a atenção dos membros da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

O preço dos animais varia entre US$ 2 e US$ 3.850. Borboletas da espécie Ornithoptera allottei foram os insetos mais caros encontrados à venda na internet. A Papilio chikae, outra borboleta rara e considerada em risco de extinção, também estava sendo comercializada ilegalmente.

Myscelia orsis

Borboleta-azul (Myscelia orsis) pertence à família Nymphalidae e se destaca pelas cores intensas das asas.

Borboleta-monarca

Borboleta-monarca (Danaus plexippus)
A borboleta-monarca é uma das espécies de borboletas mais conhecidas em todo o mundo devido à sua aparência.

Uma das borboletas mais belas e raras do mundo, a borboleta 88, cujo nome científico é Diaethria clymena, foi fotografada no Parque Natural Municipal Córrego da Luz, na região serrana de Casimiro de Abreu.

anaxibia

anaxibia é uma espécie endêmica do país, chamada vulgarmente de azul-seda, corcovado (muito comum no Centro-Sul e Sudeste) ou azulão. São borboletas de hábitos diurnos: os machos passam as manhãs em patrulha ao longo de cursos e rios.

7- Monarca (Danaus plexippus)
A subespécie presente no Brasil não migra.

As monarcas (Danaus plexippus) são espécies muito conhecidas por serem venenosas. Essa toxicidade está bem definida em suas cores chamativas, que já acionam na lembrança dos predadores que elas não são nada saborosas. No Brasil as parentes mais próximas são as Ithomiini, que também são venenosas.

Dalechampia aristolochiifolia

Nome científico: Dalechampia aristolochiifolia Kunth. Nome vulgar: Borboleta-roxa. Porte: Trepadeira.