Onde tem a melhor água do Brasil?

Perguntado por: lmorgado . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Na liderança do ranking, Santos tem 100% de atendimento de água, além de índices de coleta e tratamento de esgoto de 99,93% e 97,63%, respectivamente, alcançando a nota total de 9,92. Com esse desempenho, Santos repetiu a primeira colocação obtida na edição de 2020 do estudo do Trata Brasil.

Amazônica

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, a Região Hidrográfica Amazônica representa cerca de 40% do território brasileiro e possui mais de 60% de toda a disponibilidade hídrica do País.

Água pura, é a definição mais aproximada para a encontrada na fazenda Nova Espadilha, em Taquiraí, no Mato Grosso do Sul. A água é pura quando só contém moléculas H2O.

ÁGUA SÃO LOURENÇO ESTÁ ENTRE AS 10 MARCAS MAIS FAMOSAS DO MUNDO. A água é essencial para a vida humana, e se engana quem acha que todas elas são iguais. De acordo com a marca, região onde é produzida, e até mesmo processo de filtragem, o gosto obtido pode ser muito diferente.

Portanto, a região Norte, que concentra menos de 7% da população, possui cerca de 68% das reservas hídricas do país, enquanto o Sudeste e o Nordeste, regiões mais populosas, apresentam apenas 6% e 3% das reservas, respectivamente.

Santos (SP), Uberlândia (MG) e São José dos Pinhais (PR) compõem, respectivamente, o top 3 das cidades com o melhor saneamento básico no país. O estudo também avaliou como o investimento em saneamento básico evoluiu entre 2016 e 2020 nas capitais do país.

Há oito anos, Porto Velho e Ananindeua disputam as duas piores colocações no ranking de saneamento básico, seguidos por Macapá (AP), Santarém (PA), Manaus (AM) e Belém (PA).

A empresa paulista, terceira do mundo no setor, quer universalizar o serviço de água e esgoto até 2033, como prevê o Marco Legal. A empresa paulista obteve 83,8 pontos na classificação geral, seguida pela Sanepar (68,4 pontos), Copasa-MG (66,8), Aegea Saneamento (46,2) e Embasa (40,0).

Produzida na Bahia, a Água Mineral Lôa, marca da Indústria de Bebidas São Miguel (ISM), foi certificada com o título de 'Duas Estrelas de Ouro' pelo Superior Taste Award, em Bruxelas, na Bélgica. Essa é a quarta certificação consecutiva do produto desde 2016.

região Norte

A região Norte, por exemplo, apresenta quase 70% de toda a água doce do país, além de também possuir a maior quantidade de rios preservados, haja vista que se trata da região com as menores taxas de urbanização e densidade demográfica.

O Aqüífero Guarani é talvez o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, estendendo-se desde a Bacia Sedimentar do Paraná – Brasil, Paraguai e Uruguai – até a Bacia do Chaco – Paraná na Argentina, principalmente.

região Sudeste

A crise da água no Brasil ocorre em maior grau na região Sudeste e é motivada por fatores naturais e também relacionados com a gestão pública.

Ele varia entre 5 e 8 nas águas vendidas na região. Mas o pH ideal deve variar entre 7 e 9,5, mais alcalino. Isso porque pHs mais ácidos, de 0 a 6, atrapalham o organismo em sua tarefa de anular os radicais livres. Quanto mais, melhor.

Com 8.233 km³ de água doce por ano, o Brasil é o país mais rico de todo o mundo quando se trata de água própria para o consumo. No entanto, a maior parte dessa água está concentrada na Amazônia.