Onde tangerina é chamada de Robson?

Perguntado por: lcavalcanti3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Ou seja, podemos afirmar que a história de que a tangerina também é chamada de Robson é falsa. Tudo não passa de uma “trolagem” ou bullying com alguém que se chama Robson.

Outra fonte de confusão são os diferentes nomes que a mexerica recebe em todo o país. No Rio Grande do Sul, ela é chamada de bergamota. Em outras regiões, como no Paraná, o nome muda para mimosa, mas a fruta é sempre a mesma.

No Rio Grande do Sul, as tangerinas também são chamadas de bergamota. São quatro as variações de tangerinas (ou bergamota para os gaúchos): ponkan, montenegrina ou mimosa, mexerica e murcote ou morgote. A mais comum das tangerinas é a ponkan.

No Sudeste, ela é conhecida pelo nome de Tangerina, enquanto no Sul, seu nome é Bergamota. Já no Nordeste, pode ser conhecida como laranja-cravo ou mimosa. Mas, ainda existem outras variações para como poncan, mixirica, fuxiqueira, mandarina e manjerica.

No Rio de Janeiro, usa-se, mais comumente, o termo tangerina. Em Pernambuco e noutros estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "laranja-cravo"; no estado da Bahia é conhecida como tangerina ou mexerica.

Bergamota em Porto Alegre, mexerica BH/ MG e Pokam. Tangerina, Parazão.

No Ceará é tangerina e no máximo mexerica...

Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na região sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mexerica é um termo mais comum na região sudeste, especialmente no Espírito Santo.

Uns chamam de tangerina, outros chamam de mexerica.

“Bergamota” ou “vergamota” são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. “Mexerica” é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná.

Seja qual nome receber país afora, as tangerinas (São Paulo), mexericas (Minas Gerais), bargamotas (Rio Grande do Sul), mimosas (Paraná) ou tanjos (Piauí e Maranhão) não são a mesma fruta.

Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na região sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Tangerina - Em algumas regiões do Brasil, como no sul, a tangerina é chamada de "bergamota". Já no nordeste, é "laranja-cravo" ou "mimosa".

No Sudeste, no norte do Paraná e no Centro-Oeste, a palavra mais utilizada para designar as tangerinas é “mexerica”. Já no Nordeste, além de “mexerica” e “tangerina”, pode-se encontrar o termo “laranja-cravo”.

Na China, o fruto é chamado chin kan, ou chin chin, e é produzido comercialmente em pequena escala.

No Rio de Janeiro é chamado de "Sacolé" e em São Paulo "Chup-chup". Em Goiás, por "Laranjinha", independente de sua cor, e no Nordeste, é bem engraçado: "Ju-ju din-din".

Macaxeira: Aipim na Bahia, mandioca no Sul.

Muito comum em almoços típicos brasileiros e aquele churrasquinho de domingo, o molho especial feito de tomate com cebola até pode ter o mesmo nome na maioria dos lugares, mas no Rio de Janeiro, por exemplo, se chama “molho à campanha”.

Vina é uma expressão muito utilizada em Curitiba e quer dizer salsicha. Muitos Curitibanos já pediram “Vina” em outras cidades/estados e não foram compreendidos.