Onde surgiu os esportes de aventura?

Perguntado por: iprates2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Os esportes de aventura caracterizam-se como um conjunto de práticas recreativas que surgiram nos países desenvolvidos na década de 1970, mas que só obtiveram desenvolvimento e consolidação na década de 1990. A classificação destes esportes deu-se através dos três grandes meios físicos: a terra, o ar e a água.

Segundo artigo publicado na revista do CPAQV (Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida), o termo “esportes de aventura” surgiu entre o final de 1980 e início de 1990 para descrever esportes considerados “adultos”.

Os esportes de aventura são aquelas atividades consideradas mais perigosas, que levam o aventureiro a estar exposto a mais riscos em quesitos como velocidade, altura, entre outros. Essas atividades exigem maior esforço físico e controle emocional, por isso se tornam tão emocionantes.

Esportes de aventura: modalidades, benefícios e onde praticar

  • Esportes de aventura no ar. Paraquedismo. Asa delta. Parapente. Balonismo.
  • Esportes de aventura na terra. Hiking e trekking. Escalada e montanhismo. Bungee jumping. Arvorismo.
  • Esportes de aventura aquáticos. Rafting. Surfe.

Esses esportes surgiram de maneira simples e despretensiosa. Os praticantes elaboraram práticas esportivas que permitissem a ele vivenciar certas situações e experiências dentro de determinados ambientes, correndo riscos ainda maiores que os esportes comuns.

Além de nos ajudar a desenvolver mais coragem para superar os obstáculos da vida. O esporte de aventura é um portal para a maturidade e a auto-segurança.

As práticas de aventura na natureza se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante na geração da vertigem e do risco controlado, como em corrida orientada, corrida de aventura, corridas de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo etc.

Quais os benefícios do esporte de aventura?

  • 1) Ajuda a controlar a ansiedade. ...
  • 2) Estimula a autoconfiança. ...
  • 3) Melhora a força muscular. ...
  • 4) Incentiva à prática de outras modalidades esportivas. ...
  • 5) Reduz o risco de doenças cardiovasculares. ...
  • 7) Desenvolve a paciência. ...
  • 8) Amplia a capacidade de tomar decisões sob pressão.

Muito além do futebol
Tanto que não é por acaso que o surf, skate e paraquedismo estão entre os esportes mais praticados no Brasil. Caso você esteja pensando em praticar alguma dessas modalidades, lembre-se de que o primeiro passo é focar em segurança. O ideal é sempre procurar por profissionais capacitados.

Os esportes de aventura também podem estar relacionados a desportos na natureza, por envolverem escaladas, trilhas, montanhismo. Montanhismo é a prática de subir montanhas por meio de caminhada ou escalada. Já o rapel consiste em utilizar técnicas verticais para vencer obstáculos naturais como penhascos e paredões.

Melhores esportes de aventura na natureza: 8 modalidades ao ar livre

  1. Surf. O surf é um dos esportes radicais mais amados pelos brasileiros, especialmente devido ao nosso extenso litoral. ...
  2. Rafting. ...
  3. Hiking e Trekking. ...
  4. Paraquedismo. ...
  5. Escalada. ...
  6. Asa delta e Parapente. ...
  7. Arvorismo. ...
  8. Canionismo.

Quando os esportes de aventura são realizados por meio de motocicletas off road, nas chamadas “trilhas” podem causar diversos danos socioambientais como erosão do solo, poluição da água, poluição sonora, descarte lixo, incêndios, entre outros.

Os esportes de aventura devem ser praticados ao ar livre, a céu aberto. Há, basicamente, duas categorias diferentes de esportes de aventura: esportes de aventura na natureza e esportes radicais urbanos.

As Atividades Físicas de Aventura são uma realidade, fruto de um grande desenvolvimento ocorrido principalmente nas duas últimas décadas. São eventos relacionados ao Surf, Skate, Ralis, Corridas de Aventura, entre muitos outros, vivenciados em várias faixas etárias.

Os esportes de aventura são praticados próximo à natureza e envolvem a superação de obstáculos geográficos. Eles estão enquadrados dentro da categoria de esportes radicais, que também inclui outras práticas realizadas no ambiente urbano (como o skate, parkour e base jump).

As práticas corporais de aventura na natureza têm como principal característica a conexão com os espaços naturais em sua imprevisibilidade, valendo-se das incertezas para conseguir as sensações de movimento e aventura.