Onde surgiu o corte?

Perguntado por: apimenta . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Fade Haircut ou corte degradê é um tipo de estilo que ganhou muita popularidade entre os homens estadunidenses nas décadas de 1940 e 1950, principalmente entre os militares, que possuíam um dress code muito rígido que se estendia também ao corte de cabelo.

Porém, diferente do que podemos achar, não eram apenas os samurais japoneses que utilizavam tal estilo de cabelo: os guerreiros vikings escandinavos e os bárbaros europeus também se utilizavam de tal artimanha.

Idade Média
As mulheres da corte e dos feudos só podiam ficar sem touca longe da visão masculina. "Como o cabelo sugeria erotismo, elas raspavam a cabeça na linha da testa, das orelhas e da nuca, para que nada aparecesse quando o toucado saísse do lugar", escreve em seu livro a autora Ana Carlota.

Natural da Provença, 85 anos, Jean-Louis David nasceu a 24 de março de 1934 e foi o inventor do estilo degradé, tendo criado um império de salões maioritariamente presentes nos centros comerciais.

Whindersson Nunes decidiu raspar a cabeça e abandonar os cabelos longos bem no momento em que surgiu a polêmica envolvendo sua mãe, Valdenice Nunes. A matriarca da família deu entrevista a um podcast e deixou escapar opiniões sobre as ex-noras. Veja!

Além do império empresarial que construiu, o seu maior feito neste ramo foi a invenção da técnica do degradé, por volta de 1970. Tinha 85 anos.

O cabeleireiro, que é o mais conhecido dos três profissionais, exerce uma atividade mais técnica. Isso é, ele conhece os cortes e outros procedimentos existentes e aplica nos clientes, normalmente, como são solicitados.

Existem três estilos básicos de corte degradê: o baixo, o médio e o alto.

Giliane Coviak

Conheça Giliane Coviak, a inventora o "corte do jaca".

Normalmente o corte degrade se divide em três estilos básicos: o baixo, o médio e o mais alto. Esse último se aproxima bastante do topo da cabeça. Dentro de cada estilo, há variações no comprimento dos fios e nos estilos das linhas, as quais podem ser desenhadas com navalha.

Como surgiu o corte americano? O corte americano tem origem no visual dos militares norte-americanos, onde normalmente o cabelo é curto e raspado de forma marcada nas laterais.

O corte militar surgiu do jeito que você imagina: pela necessidade dos homens de cortar o cabelo na hora do alistamento. O corte, facilitava a vida dos soldados nas linhas de batalha e, depois que a guerra acabava, ele se popularizava entre os civis.

Pomada à base de óleo ou tônico capilar foram os produtos de cabelo mais populares para homens nas primeiras décadas do século.

O cabelo comprido era historicamente considerado sagrado, visto como parte do corpo e um legado herdado dos pais. A maioria das pessoas nunca corta o cabelo depois de se tornarem adultos. Cortar cabelo era tão desonroso que, em alguns momentos da história chinesa, foi usado como punição por crimes menores.

Os romanos foram aqueles que "inventaram" os cabelos tosados, por dizê-lo de alguma forma, entre os séculos I a.C. e V d. C.. Nas batalhas, eles acreditavam que isso lhes dava vantagens defensivas, já que seus adversários não podiam agarrá-los pelos cabelos.

Os egípcios não tinham muito paciência com pelos ou cabelos, por questão de higiene ou mesmo por não suportar o calor que eles podiam causar, devido ao local quente em que viviam. Possivelmente devido a essas questões, eles cortavam os cabelos bem curtos ou raspavam a cabeça regularmente.

Cabeleireiro há 9 anos, Alef Santos de Andrade, 25 anos, morador do Morro do Borel, na Tijuca, deu o papo. “O reflexo surgiu nas comunidades mesmo”.

Mara Soul, também barber girl, diz que o hype mais recente do taper fade veio do Brooklyn, em Nova York, onde ele encontrou muito respaldo na comunidade negra do bairro. “Eles chegam em diferentes versões como o high, o low ou o mid fade, que variam na altura de onde começa o degradê na nuca e nas laterais”, explica.

O Campeonato de degradê chegou em um momento de decisões. Em 2014, Calixto estava desanimado com a profissão de barbeiro e chegou até pensar em fazer outras coisas. “Eu passava por um momento muito difícil na minha vida pessoal. Trabalhava sempre desanimado, estava com dívidas, todo enrolado.

O humorista perdeu parte de um “dente falso” durante treino de luta. A lente de contato que protegia um dos dentes da frente lascou e ele se divertiu com o acidente.

Continuar lendo Onde surgiu as férias?