Onde surgiu a primeira teoria de demografia?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Ela foi desenvolvida mediante as observações realizadas por Malthus do crescimento populacional em curso na Inglaterra, em um contexto de Primeira Revolução Industrial, e também nos Estados Unidos.

As Teorias Demográficas surgiram para tentar explicar o aumento populacional e sugerir algumas possibilidades de políticas que possam minimizar os impactos desse crescimento da população.

A Teoria Malthusiana foi desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736–1834).

A primeira fase da Transição Demográfica ocorreu na Europa desde o surgimento das primeiras civilizações até o meio do século XVIII. No Brasil, o período Pré-Transição perdurou até a década de 1940. Atualmente, não há países no mundo que encontram-se nessa fase.

Conheça as principais teorias demográficas: malthusianismo, neomalthusianismo e reformismo.

Teoria Malthusiana ou Malthusianismo é um estudo demográfico criado em 1798 pelo pastor anglicano Thomas Robert Malthus. Considerado o “pai da demografia”, o economista britânico foi o primeiro a estudar com profundidade o crescimento populacional.

Demografia analítica: responsável pela elaboração metodológica e fornecimento de dados; Demografia política: a aplicação dos estudos anteriores em políticas públicas voltadas para o controle populacional e melhorias na qualidade de vida da sociedade.

A primeira fase do processo de transição demográfica é a pré-transição, quando a população se encontra em um estágio de equilíbrio entre as taxas de natalidade e mortalidade. Entretanto, esse equilíbrio se dá por meio da elevação dessas taxas. Ou seja, à medida que nascem muitas pessoas, muitas também morrem.

As principais teorias demográficas são: a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a transição demográfica. Essas teorias são instrumentos utilizados para o crescimento da população.

A teoria populacional neomalthusiana, ou neomalthusianismo, é uma teoria demográfica contemporânea adaptada da teoria desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736-1834).

Isto porque, dizia Malthus, os recursos alimentares iriam crescer mais lentamente, e não seriam suficientes para alimentar essa população. Felizmente esse cenário não se verificou. Embora a população tivesse crescido de forma continuada, os recursos disponíveis foram suficientes para a alimentar.

A teoria reformista é conhecida também como teoria marxista. Trata-se de um dos principais contrapontos à teoria de Thomas Malthus e surgiu no mesmo contexto histórico da teoria neomalthusiana, ou seja, na segunda metade do século XX, em um momento de crescimento populacional nos países subdesenvolvidos.

A Teoria Reformista surgiu na mesa época em que a Teoria Malthusiana e Neomalthusiana. Ela surgiu como uma resposta a estas duas teorias, com uma conclusão absolutamente inversa. Os reformistas, pensavam na miséria como a alavancadora do aumento acelerado da população.

Resposta verificada por especialistas. Com certeza, com a teoria Malthusiana. Nota-se em "Onde está Segunda" a presença de um mecanismo governamental que visa a qualquer custo conter o processo de aumento reprodução desregrada da população.

A demografia – ou Geografia da População – é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os processos populacionais. Para entender, por exemplo, a lógica atual da população brasileira é necessário, primeiramente, entender alguns conceitos básicos desse ramo do conhecimento.