Onde surgiu a variante Omicron?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Pensa-se que a evolução dessa variante ocorreu em paralelo com as demais, possivelmente desde meados de 2020, e ela teria passado despercebida até novembro de 2021, quando foi reconhecida na África do Sul e anunciada (no dia 25) [1, 2].

O que faz surgir uma variante? Os especialistas são categóricos ao responder que a alta circulação de pessoas e o descontrole da doença são fatores cruciais que contribuem com o surgimento de novas cepas do vírus.

RS confirma primeiro caso da variante Ômicron; Brasil tem seis casos de nova cepa. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Rio Grande do Sul confirmou, na tarde desta sexta-feira (3), o primeiro caso da variante Ômicron do coronavírus no estado.

Os dois casos de Ômicron (B. 1.1.529) são de homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul. Ambos tiveram resultado positivo em exames de PCR coletado no laboratório do Einstein instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos antes de viagem à África do Sul.

Ômicron representa 97% dos casos de Covid no Brasil, apontam redes de pesquisa. A variante Ômicron já responde por 97% dos casos de Covid-19 no Brasil e alcança um percentual superior a 90% em 13 estados, incluindo os três mais populosos do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

São Ômicron que já têm mais três mutações sobre a BA. 5. E in vitro, em laboratório, essas mutações conferem muita resistência aos anticorpos neutralizantes tanto gerados pela vacina quanto por pessoas que tiveram uma infecção por Ômicron BA.

A liberação do nirmatrelvir foi realizada com base em estudos randomizados em pacientes não hospitalizados.

No período de predominância da Ômicron, a eficácia da vacina em até seis meses após a segunda dose de CoronaVac foi de 8,1% contra Covid-19 sintomática e de 57% contra desfechos graves da doença.

Em geral, os vírus com material formado por RNA passam por mais mutações do que aqueles em que ele é composto por DNA. Por exemplo, o SARS-CoV-2, vírus da covid-19, tem material de RNA. Isso é uma grande vantagem para ele, pois as mutações podem ajudá-lo a criar formas de escapar das defesas do corpo humano.

Compartilhar: Atualizado em 29/04/2022: Pesquisadores chineses identificaram que o novo coronavírus vem dos morcegos, assim como a maioria dos outros coronavírus. O que se sabe atualmente é que um tipo de coronavírus que infecta os morcegos sofreu mutação (mudanças) e passou a infectar humanos.

O Instituto Butantan informou que encontrou uma pessoa infectada com a subvariante denominada XE, que mistura duas modalidades da Ômicron. O caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde, que recebeu a notificação do Instituto Butantan na quarta-feira (6/4).

Amostras da primeira variante da Ômicron originária do Brasil, a XAG, foram detectadas pela Rede de Alerta das Variantes do SARS-CoV-2, que é coordenada pelo Instituto Butantan, no Estado de São Paulo. Trinta e cinco amostras da XAG foram identificadas no Brasil desde março deste ano.

A variante Ômicron original, conhecida também como BA. 1 ou B. 1.1.529, era a versão mais transmissível do vírus.
...
A sublinhagem BA.

  • contém 20 mutações adicionais; a BA.
  • tem 27; e a BA.
  • outras 13 mutações.

Ômicron: cansaço extremo, dor no corpo, dor de cabeça, coriza, congestão nasal e dor de garganta.

O mais recente mapa de frequência do Programa de Vigilância de Sars-CoV-2 da Rede Corona-Ômica BR-MCTI, que monitora o crescimento das principais variantes do vírus em escala nacional, atesta que, nos estados do Acre, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do ...