Onde surgiu a tragicomédia?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

É criado pelo dramaturgo Plautus no século II a.C. no apogeu cultural da Roma antiga, sendo apreciado em sua obra Amphitryon (Anfitrião), na qual os deuses Júpiter e Mercúrio assumem papéis de meros mortais, representando diferentes classes sociais e infortúnios.

Sua principal característica é a fusão entre os gêneros trágico e cômico. Composta por acontecimentos dramáticos e satíricos, seu desfecho é sempre feliz.

Grécia Antiga

Origem do gênero dramático
Drama, que em grego significa “ação”, é um gênero literário surgido na Grécia Antiga como, originalmente, uma forma de louvação religiosa ao deus Dionísio (Baco). Compõem o gênero dramático os textos em prosa ou em verso feitos para serem encenados no palco.

Entretanto, o drama surgiu originalmente com o teatro, que iniciou na China por volta do século 16 durante a dinastia Shang.

Só para citar um exemplo, “Édipo Rei”, escrita por Sófocles, por volta de 427 a.C, ainda é uma das tragédias gregas mais populares que conhecemos. Definida por Aristóteles como a mais perfeita do gênero, seduziu e seduz até hoje grandes diretores e encenadores ao redor do mundo.

William Shakespeare foi um poeta e dramaturgo inglês do teatro elisabetano. Autor de poemas narrativos, sonetos, tragicomédias, comédias e tragédias, como “Hamlet”.

padre José de Anchieta

O início da história do teatro no Brasil tem como referência as exibições teatrais idealizadas por padres jesuítas durante o século XVI. Um nome de grande importância para a origem do teatro brasileiro foi o padre José de Anchieta (1534-1597), considerado o primeiro dramaturgo do país.

A tragédia contava a história de deuses e heróis. A comédia falava de homens comuns.

A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.

A tragédia é uma forma dramática ou peça de teatro, em geral solene, cujo fim é excitar o terror ou a piedade, baseada no percurso e no destino do protagonista ou herói, que termina, quase sempre, envolvido num acontecimento funesto.

Os personagens que integravam as histórias encenadas pela Commedia Dell'arte eram caricaturados, tipificados e estereotipados. Estavam divididos em três grupos: os enamorados, os criados e os patrões. Os enamorados estavam dispostos ao casamento e não apresentavam uma postura cômica.

As principais características da commédia dell´arte são o uso de máscaras, personagens tipos e improvisações chamadas de lazzi. O espetáculo não era, no entanto, totalmente improvisado. Havia uma sequência definida, chamada de canovaccio, no decorrer do qual os personagens incluíam seus lazzi próprios.

São características do gênero dramático: I. Representa sentimentos e emoções a partir da expressão individual e subjetiva. Nos textos dramáticos há a predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa e a exploração da musicalidade das palavras.

O nome dorama tem origem na palavra “drama”. Portanto, doramas nada mais são que produções dramáticas desenvolvidas em países orientais. Como todas as séries, eles são formados por uma sequência de episódios e às vezes têm mais de uma temporada.

Continuar lendo Onde surgiu as férias?