Onde surgiu a Higiene Ocupacional?

Perguntado por: lmedeiros7 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os primeiros estudos sobre a Higiene Ocupacional oficialmente registrados são dos séculos XII e XIII, quando em 1473 foi publicado um panfleto sobre noções do que seriam as doenças ocupacionais pela Editora Ulrich Ellenbog.

Esses são os primeiros registros que demonstram preocupação quanto à saúde dos trabalhadores. Contudo, o marco da história da segurança do trabalho só ocorreu em 1700, na Itália, com a publicação da obra Bernardino Ramazzini, “De morbis Artificium Diatriba”, que descrevia doenças relacionadas às profissões.

Norma Regulamentadora Nº 15 (NR 15). Normas de Higiene Ocupacional – NHO, ACGIH, NIOSH, OSHA.

O termo Higiene Ocupacional surgiu a partir da criação da ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygienists), uma associação científica norte-americana referência nos estudos dos riscos ocupacionais, transformando-os em parâmetros técnicos utilizados em boa parte do mundo, como exemplo as nossas normas ...

Derivada do nome Hígia – deusa grega da saúde e da limpeza –, a higiene, no que concerne a banho, é um cuidado que remonta a tempos imemoriais. Registros apontam que o ato de se banhar era comum no Egito, há cinco mil anos.

Por conta disso, listamos os principais procedimentos da Higiene Ocupacional.

  • Antecipação de riscos. Em um primeiro momento, é necessário que a equipe qualificada faça uma análise do ambiente laboral. ...
  • Reconhecimento de riscos. ...
  • Avaliação do risco. ...
  • Controle de riscos.

As quatro etapas da higiene ocupacional são: antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos.

No que tange à higiene ocupacional, é correto afirmar que a terceira etapa consiste em. reconhecer os agentes ambientais que afetam a saúde dos trabalhadores. avaliar quantitativa e (ou) qualitativamente os agentes físicos, químicos e biológicos, existentes nos postos de trabalho, a serem avaliados.

A normatização da Saúde Ocupacional no Brasil surgiu na década de 70, quando fábricas e demais locais de trabalho foram obrigadas a terem equipes multidisciplinares para avaliação dos riscos laborais.

O termo Higiene Industrial, teve origem nos Estados Unidos, por esta razão é bem comum essa expressão ser muito usada lá e no caso da Higiene Ocupacional é a terminologia mais usada pela União Europeia.

Historicamente, a saúde ocupacional surgiu com a Revolução Industrial como fruto dos movimentos trabalhistas ingleses, resultando em 1802, na primeira lei de proteção aos trabalhadores, a “Lei de Saúde e Moral dos Apren- dizes”, e posteriormente, em 1833, com a “Lei das Fábricas”, sendo criado o “Inspetoriado de ...

Ao considerar a higiene ocupacional, é essencial identificar e avaliar os riscos ocupacionais específicos presentes em determinado local de trabalho. Esses riscos podem incluir exposição a agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e psicossociais.

Riscos biológicos, relacionados a vírus, bactérias, fungos ou outros agentes biológicos que podem contaminar ou infectar o trabalhador. Riscos ergonômicos, que podem causar perturbações físicas ou psicológicas; Riscos mecânicos, relacionados a equipamentos ou máquinas que podem causar lesões.

A higiene no trabalho consiste em combater as doenças profissionais. É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho quer instruindo ou convencionando pessoas na implantação de práticas preventivas.

Os agentes de riscos ocupacionais podem ser divididos em cinco categorias: agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes presentes no ambiente de trabalho.

Os profissionais da higiene ocupacional são fundamentais para reverter as doenças ocupacionais e fortalecer juridicamente a empresa, isto é, são responsáveis pela identificação dos riscos laborais, determinação do potencial de dano aos trabalhadores e implantação de medidas preventivas.