Onde surgiu a doença do sono?

Perguntado por: ireis . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

A Tripanossomíase Humana Africana (HAT, na sigla em inglês), ou doença do sono, é uma infecção parasitária encontrada na África subsaariana e transmitida pela mosca tsé-tsé. Geralmente conhecida como doença do sono, a Tripanossomíase Humana Africana é uma infecção parasitária transmitida por moscas tsé-tsé.

A doença do sono ocorre somente em partes da África equatorial em que vivem as moscas tsé-tsé. Há duas formas de doença do sono. Cada uma é causada por uma espécie diferente de Trypanosoma. Uma forma (causada por Trypanosoma brucei gambiense) ocorre na África ocidental e central.

É encontrada desde o lago Chade e do Senegal, ao oeste, até o lago Vitória, ao leste. Esta região é banhada pelo Rio Congo e seus afluentes, sendo conhecida como Coração Verde do Continente Africano. A umidade do local favorece o aparecimento de insetos das mais diversas espécies.

Na cultura norte-americana, os extraterrestres são os supostos causadores da paralisia do sono. Essa crença folclórica deve-se aos movimentos Nova Era. Enquanto que na Europa se veem demónios ou bruxas, nos Estados Unidos veem-se extraterrestres durante os episódios de paralisia do sono.

A encefalite letárgica, também conhecida como a “doença do sono”, surgiu em meio a Primeira Guerra Mundial, entre o final de 1916 e início de 1917.

A Doença do Sono, ou Tripanossomíase Humana Africana, é uma infecção parasitária causada pelo Trypanosoma brucei e é transmitida pela picada da mosca tsé-tsé. A doença atinge áreas rurais de 36 países da África Subsaariana e não ocorre no Brasil, mas pode afetar pessoas que visitam estes países.

O cansaço excessivo pode indicar, além de falta de tempo para descansar, algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão.

Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono.

neurologistas

Neurologista. O neurologista é também um médico que cuida do sono. Os neurologistas têm por hábito fornecer tratamento para distúrbios do sono quando a causa é neurológica.

Ao dormir menos de 8 horas por noite, você atrapalha o funcionamento ideal de seu organismo, aumentando as chances de desenvolver doenças como: obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares, alterações imunológicas, resfriados constantes e até mesmo transtornos mentais.

Islândia: um país de poucos insetos
Devido às baixas temperaturas e a indisponibilidade de alimento, já que todo mundo está quase sempre com o corpo coberto.

A picada da mosca tsé-tsé (Glossina palpalis) provoca sono porque transmite um parasita chamado Trypanosoma brucei. É este protozoário que leva a pessoa a um estado de torpor e letargia.

A doença do sono é causada por protozoários do gênero Trypanosoma, sendo o mais comum o Trypanosoma brucei, responsável por mais de 98% dos casos. Eles são transmitidos aos seres humanos por meio da picada da mosca tsé-tsé, que o contrai ao se alimentar do sangue de animais ou outros humanos infectados.

Cientificamente falando, defende-se a hipótese de que a paralisia do sono seja causada pela falta de sincronia entre mudanças na atividade cerebral e a atonia muscular na fase REM do sono, responsável pela paralisia temporária.

O que fazer quando se tem paralisia do sono? Descubra!

  1. Procure estímulos agradáveis e calmos.
  2. Desligue os eletrônicos.
  3. Mantenha uma rotina de exercícios.
  4. Procure manter a calma.
  5. É temporário! 0800 608 8138.

Paralisia do sono é uma condição em que o cérebro desperta enquanto os músculos continuam dormentes. Isso faz com que a pessoa tenha consciência de sua situação e do que se passa ao seu redor, embora não consiga se mexer.

O sono na Grécia antiga
Por volta de 450 a.C., o médico e filósofo grego Alcmeão de Crotona, que hoje pertence à comuna de mesmo nome na região da Calábria, na Itália, postulou que o sono era como um assomo de falta de consciência produzido pela drenagem de sangue da superfície do corpo.

Um estado de sono restrito crônico pode causar fadiga, diminuição dos reflexos, sonolência, envelhecimento precoce, queda da imunidade, dificuldade de concentração, problemas de memória e ganho de peso.

Não existe vacina contra a doença do sono. Para a prevenção, recomenda-se evitar áreas infestadas com moscas tsé-tsé e, se estiver em área de risco, usar calças e blusas de manga comprida grossas e usar repelentes contra insetos.

Saiba que a narcolepsia não é uma doença grave, mas pode pôr em risco a vida das pessoas que dirigem carros ou operam máquinas; Evite ingerir bebidas alcoólicas ou outras substâncias que induzem o sono, pois só ajudam a piorar o quadro.

Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.

Continuar lendo Onde surgiu as férias?