Onde solicitar cartão de estacionamento para idoso?

Perguntado por: epinheiro6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Você que tem mais de 60 anos, carteira de habilitação ativa e conta nível prata ou ouro na plataforma Gov.Br pode emitir a credencial de estacionamento para idosos diretamente no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Os motoristas de Campo Grande (MS) a partir de 60 anos de idade já podem ter acesso ao serviço de emissão de credencial de estacionamento digitalmente pelo GOV.BR. Para isso, precisam ter identificação nível Prata ou Ouro na plataforma e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa.

15 minutos

Essas vagas, implantadas em locais com grande movimentação rotativa de veículos próximo de estabelecimentos comerciais, tem uso estipulado pelo limite de 15 minutos. Ao passar pelo local, o agente de trânsito controla a permanência do veículo e caso ultrapasse o tempo na vaga, faz a autuação.

A emissão da credencial é muito simples. Após acessar o portal de serviços da Secretaria, role a página para baixo até a sessão “Usuário” e clique em “Acessar Serviço”, ao lado da opção “Emita a sua Credencial de Estacionamento para utilização de vagas especiais reservadas para idosos”.

Idosos e deficientes agora têm isenção do pagamento do estacionamento rotativo – Zona Azul. A partir de segunda-feira, dia 20/12, as vagas destinadas a idosos e deficientes estarão isentas do pagamento da tarifa do estacionamento rotativo.

Esse é um documento que comprova a renda da pessoa com mais de 60 anos de idade. Mas para quê ela serve? Pois bem, a Carteira da Pessoa Idosa permite que os idosos que recebam 2 salários mínimos ou menos tenham direito de fazer viagens interestaduais de graça.

O cartão de estacionamento de idoso só pode ser usado pelo titular e é válido em qualquer veículo. Apenas a versão original do documento deve ser apresentada. A credencial também pode ser utilizada nas vagas sinalizadas em locais privados como shoppings, supermercados e bancos, o que não isenta o pagamento.

Você sabia que as pessoas portadoras de deficiência física ou visual têm direito a vagas especiais em estacionamentos em qualquer lugar do Brasil? Os deficientes físicos e as pessoas que os transportam também podem solicitar isenção do rodízio municipal de veículos em São Paulo.

Em Praia Grande, o pedido de emissão do Cartão de Estacionamento Especial para idosos e pessoas com deficiência deve ser feito na Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), localizada na Rua Amália Bellotti Pastorello, 72, Bairro Sítio do Campo, sempre de segunda a quarta, das 8h30 às 17 horas.

A partir de agora, é possível solicitar e imprimir o Cartão de Estacionamento em vagas especiais de forma 100% eletrônica pelo portal sp156.prefeitura.sp.gov.br. O benefício é gratuito e contempla idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência com dificuldade de locomoção ou comprometimento de mobilidade.

A partir de 65 anos todos os cidadãos têm gratuidade, segundo o Estatuto do Idoso. Com a publicação do decreto, as pessoas entre 60 a 64 anos poderão usufruir da gratuidade no metrô, nos trens, no VLT (veículo leve sobre trilhos) e nos ônibus intermunicipais.

8) Acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156; 9) Quando a solicitação for aceita (deferida), para imprimir o cartão ir até Minhas Solicitações, encontrar o protocolo da solicitação e clicar em "CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR O SEU CARTÃO", confirmar o CPF e imprimir o cartão em uma folha A4.

Para os idosos com idade igual ou superior a 65 anos, é prevista a gratuidade no artigo 225, inciso III da Lei Orgânica do Município de São Paulo. Pessoas com 60 a 64 anos Pessoas com 60 a 64 anos também têm direito à gratuidade, para isso basta carregar o benefício no Bilhete Único Comum que já possuem.

Basta comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) levando o Número de Identificação Social (NIS), CPF, documento de identidade com foto e título de eleitor.

Quem já teve Bilhete Único, mas perdeu ou danificou o cartão, pode pedir uma segunda via. Segundo a SPTrans, o benefício é gratuito e a solicitação deve ser feita no site http://www.sptrans.com.br/atendimento.