Onde sente o bebê mexer nos primeiros meses?

Perguntado por: dmarques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Quando os movimentos do bebê na barriga começam a ser perceptíveis, muitas vezes, no início, são confundidos com as atividades intestinais. Isso porque, nesse primeiro momento, a sensação é semelhante a de ter gases. Por isso, muitas mulheres dizem ter a sensação de que uma bolha está estourando em seu abdômen.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

Você só conhecerá essa sensação entre a 20ª e a 24ª semanas de gestação, quando o útero já se projeta no abdômen, próximo à região do umbigo. Antes desse período, até a 12ª semana, o órgão fica na altura do osso púbico e impossibilita que a mãe perceba a movimentação da criança.

Porém, nas primeiras semanas, como o feto é muito pequeno, os movimentos do bebê na barriga da mãe são imperceptíveis. Somente a partir do quarto mês, os chutes começam a fazer parte da rotina da gravidez. Isso tende a se intensificar até o momento em que o bebê está pronto para nascer.

Ao longo da gestação, a intensidade dos movimentos pode variar, sendo normal o bebê chutando na barriga no final da gravidez, especialmente nos últimos dias, quando já está bem encaixado e tem menos espaço.

Os músculos e o intestino do seu pequeno estão se formando. Embora alguns ossos já sejam mais duros, a coluna ainda é muito frágil. Por seu lado, no terceiro mês de gravidez, as mãos e os pés do bebé já apresentam dedos minúsculos, onde é possível que se veja a raiz das unhas.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.

Além disso, existe uma explicação biológica para isso. Na primeira gestação, a musculatura uterina e a região pélvica se tornam mais flácidas, sendo, assim, esticada com mais facilidade na segunda gestação.

Essa dor pode existir sim e é uma dor abdominal no período da ovulação (metade do ciclo menstrual), mais precisamente onde se localiza o útero (quatro dedos abaixo do umbigo).

Esse tipo de nódulo costuma ser pequeno – não ultrapassa os dois centímetros – e quase sempre está localizado na parte superior lateral da mama, mas pode ocorrer em qualquer parte do seio.

Quem mexe mais cedo na barriga? Bebê menino ou menina? Uma das principais afirmações que fazem sobre a diferença de gravidez de menino e menina é que os meninos mexem mais cedo na barriga. A verdade é que cada bebê tem o seu próprio tempo para começar a mexer na barriga da mamãe.

As bochechas e a ponta do nariz também começam a aparecer. Os órgãos genitais ficam evidentes, fazendo com que seja possível a identificação do sexo da criança. Ela também passa a controlar muitos de seus músculos voluntários, iniciando seus primeiros movimentos. Graças aos músculos involuntários, pode também soluçar.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Movimentos Intestinais
Falando em intestino, os gases podem causar esses movimentos. Aliás, não só no intestino como no estômago também. Bebidas com gás, comidas que geram maior quantidade de fermentação também causam a tão comum reclamação aos médicos de “sinto minha barriga mexer perto do umbigo, isso é normal?”.

É normal sentir a barriga pulsando, principalmente quando se está deitada. No entanto, apesar de ser apenas os batimentos cardíacos que são sentidos através da artéria aorta, pode indicar também um aneurisma nessa mesma artéria.

Se você já está no último mês de gestação e sua barriga não ficou baixa, não se preocupe, muitos bebês nascem sem estar exatamente encaixado e isso não é um problema. Fazendo o pré-natal corretamente, o médico saberá avaliar qual o momento certo para o parto.

As primeiras mexidas podem ser confundidas com gases, ronco no estômago ou uma leve cólica, mas logo a mãe percebe que é algo que se movimenta abaixo do umbigo”, afirma o ginecologista e obstetra Djalma da Cruz Gouveia.