Onde segura a Katana?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

A bainha é considerada parte essencial da Katana, geralmente feita de madeira, ela é fundamental para preservar o corte da espada e facilitar o seu transporte de forma segura.

Por fim, é feita a peça maior do montador: a saya (bainha). Feita em couro ou madeira, encerada ou laqueada, a saya é feita para acondicionar a kataná e seus acessórios com precisão, de tal modo que cada saya serve apenas para a kataná para a qual ela foi feita.

Uma bainha (no contexto de armas brancas) é um estojo para segurar ou proteger uma espada, faca ou outra grande lâmina.

A pena prevista é de prisão simples, de 15 dias a 6 meses e multa. Há previsão de aumento de pena de 1/3 até a metade para os casos em que: o acusado já foi ... Não é proibido só é restritivo andar por ai com uma katana, por exemplo. é que nem armas ter o porte legal é dificil mas você pode.

No extremo da espada mais próximo do espadachim temos o pomo (do francês, pomme/maçã) ou em outras palavras um disco bulboso ou bola de aço que não é usado somente como contrapeso, mas também como punho dependendo da técnica escolhida.

A diferença entre a espada ninja (ninja-to) e a katana samurai se dá na sua forma, sendo que a ninja tem forma reta e ponta também reta, tendo a lâmina não tão afiada (em razão da pratica do “doku no jutsu” – envenenamento), já a samurai possui uma leve curvatura e ponta semi-curva, muito bem afiada.

Contudo, é preciso ressaltar que aqui no Brasil não existe licença para lâminas ou armas brancas.

Apenas espadas japonesas podem receber uma licença.
A espada foi a arma mais usada no Japão medieval, dentre elas temos a Katana e a Wakizashi.

Essa curvatura é obtida durante o processo de resfriamento, quando a lâmina, ainda incandescente, é mergulhada em água ou óleo. É a súbita mudança de temperatura que contrai a parte de trás e expande a da frente, abandonando o formato reto para ganhar um arco sutil na parte do gume.

Katana Kamakura do século 13
Em 1992, cerca de um total de 1100 espadas japonesas foram mantidas para o leilão do Dr. Walter Ames e toda a coleção foi arrematada em um único dia por $ 8 milhões e somente esta Katana foi vendida ao preço de $ 418.000.

Trata-se de Edson Suemitsu, um Katana Kaji (forjador de Katanas) que produz espadas samurais (a Katana) na garagem da residência em que mora, no bairro Cachoeira.

Andar com arma branca fora de casa é contravenção. A Lei das Contravenções Penais, o Decreto Lei 3.688/41, em seu artigo 19, dispõe sobre o delito de portar arma fora de casa, sem a devida licença ou autorização. A pena prevista é de prisão simples, de 15 dias a 6 meses e multa.

DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DE KATANA

  • as de madeira, sem nenhum poder de corte ou de perfuração, utilizadas somente para realizar treinos sem risco de ferimentos;
  • as decorativas, próprias para serem utilizadas apenas como adorno;
  • as Katanas usuais, com lâmina de aço que tem poder de corte e perfuração.

A fio de espada para ferir ou matar; à viva força, com violência.