Onde se usa abadá?

Perguntado por: nveiga2 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Hoje, o abadá é, não só a fantasia mais utilizada no carnaval baiano, como também a fantasia oficial de todas as micaretas no Brasil inteiro. Pouca gente sabe, porém, que abadá originalmente é o nome da roupa com que se joga a capoeira, da qual inicialmente tinha-se tentado copiar o modelo.

Além de transformar o abadá em vestido, também dá para transformá-lo em saia. Para combinar com a sua saia feita de abadá dá para apostar em uma parte de cima diferente na roupa, como um cropped de paetê. Outra ideia é fazer um conjunto e transformar o seu abadá em uma saia e um cropped que combinem.

O que é Abadá:
01-Camisolão bem folgado e comprido, de cores vivas e bastante enfeitado ou decorado, usado por foliões em blocos de carnaval; mortalha. 02- Vestimenta que imita trajes característicos ou de época usada principalmente no período do carnaval.

Antes de ser utilizada pelas ladeiras de Salvador durante o Carnaval, a vestimenta já fazia parte do guarda-roupa dos capoeiristas. O abadá, contudo, tem origem africana. A palavra vem do iorubá. E as peças estavam na bagagem dos muçulmanos que aportaram como escravos no Brasil.

Malha helanca ou cacharrel
A malha helanca, por exemplo, é composta por 100% de poliéster. Ela pode ser facilmente estampada (sublimação), por isso, é a malha mais usada na fabricação de abadás e camisetas de eventos.

A hot pant é a cara do Carnaval, principalmente quando seu modelo possui bastante brilho e cores vibrantes! Uma boa dica é colocá-la por baixo do tecido do abadá, fazendo com que apenas a pontinha apareça dando aquela 'tcham' no visual.

1. aquilo que está contido numa aba (de avental, saia, etc.) 2.

ABADÁ – Veste branca ou de cor, de mangas largas usada, pelos Yorubás. ABADÔ – Parte da vestimenta do Orixá Oxum.

Camiseta e brilho é a pedida certa para se destacar na multidão, mas você também pode usar plumas, pedrarias, flores e tudo mais que a sua imaginação permitir para deixar o abadá com a sua cara.

Poliéster

A malha que compõe o Abadá é formada em sua totalidade por fios de Poliéster.

helanca

Quando chega o carnaval é a hora de botar o bloco na rua. A tradicional festa brasileira fica muito mais colorida com o uso de ABADÁS. Aqui na Grafica D&V Designer, os abadás são impressos no tecido helanca, um tecido muito leve e confortável, toda a área do tecido permite a inclusão de artes e grafismo.

Os abadás custam a partir de R$ 910. Saiba como comprar aqui. Circuito Osmar - Campo Grande.

Pedrinho da Rocha

O criador do abadá, Pedrinho da Rocha, conta que já havia apresentado o traje para alguns clientes, mas só em 1993 o designer e publicitário ganhou um sim. Quem apostou no abadá pela primeira vez foi a Banda Eva.

Abadás é o plural de abadá.

Hoje em dia, a palavra abadá é conhecida por se referir à camiseta de carnaval recebida na compra do ingresso para blocos de rua. Ela tem origem no iorubá e originalmente era utilizada para se referir às batas/túnicas brancas vestidas em rituais religiosos.

albada {feminino}
alvorada {f.}

Os abadás são produzidos em Tamanho Único, equivalente ao tamanho G (Grande), e oferecem a possibilidade de Customização pelo cliente. Em algumas ocasiões, os blocos e camarotes podem enviar algumas poucas camisas em tamanhos maiores. No entanto, não é possível reservar ou selecionar um tamanho específico.

Por fim, o algodão fio 30 penteado possui uma qualidade bastante superior quando comparado às outras malhas tendo em vista que ele passa por uma penteadeira que retira as impurezas e as fibras mais curtas (justificando assim o seu nome: algodão fio 30 penteado).

Tente combinar seu abadá roxo com: prata, rosa, laranja, verde.

Em primeiro lugar, passe a fita entre a gola e uma das mangas e coloque as duas pontas da fita por trás de um dos ombros. Depois, pegue a ponta da fita mais próxima ao meio das costas, passe por baixo do braço oposto e passe-a por dentro da manga do outro lado do abadá, de modo que ela saia na barra da peça.

Customizar é modificar, adaptar ou personalizar algo de modo a adequá-lo ao seu gosto ou às suas necessidades. A expressão “customizar” tem origem na palavra em inglês “custom”, um adjetivo que significa “feito sob a encomenda”, “elaborado sob a medida”.

Continuar lendo Porque se chama abadá?