Onde se usa a corrente contínua?

Perguntado por: ldrumond . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

Todos os aparelhos que funcionam por meio de pilhas e baterias utilizam a corrente contínua. Além disso, circuitos de baixa tensão, como os carregadores de celulares, computadores e lâmpadas, também fazem uso desse tipo de corrente.

A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico. Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.

alternada

A corrente elétrica que recebemos em nossas residências é do tipo alternada.

Aparelhos que funcionam com corrente contínua
Todos os aparelhos que funcionam por meio de pilhas e baterias utilizam a corrente contínua. Além disso, circuitos de baixa tensão, como os carregadores de celulares, computadores e lâmpadas, também fazem uso desse tipo de corrente.

– Por que uma bateria de 12 volts não nos “dá choque” quando tocamos os seus bornes? – Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta.

A energia solar é em corrente contínua e o inversor solar a transforma em corrente alternada. Isso pois, esse é o único tipo de corrente que faz os eletrodomésticos funcionarem.

Corrente contínua (CC)

Corrente contínua e corrente alternada

  • Pilhas.
  • Baterias.
  • Dínamos.
  • Energia fotovoltaica (energia solar)
  • Fontes retificadoras de corrente.

110 volts

No Brasil, essa oscilação de polaridade se dá a 60 Hertz (60 vezes por segundo) e a uma tensão de 110 volts.

A energia que usamos em casa é produzida por alguma usina e precisa percorrer centenas de quilômetros até chegar à tomada. Quando essa energia é transmitida por uma corrente alternada, ela não perde muita força no meio caminho. Já na contínua o desperdício é muito grande.

Os perigos associados à corrente contínua incluem choques elétricos, incêndios e danos a equipamentos eletrônicos.

Há três tipos de condutores:

  • Sólidos - caracterizado pelo movimento dos elétrons livres;
  • Líquidos - movimento de cargas positivas e negativas;
  • Gasosos - movimento de cátions e ânions.

Capacidade: para 127V, a potência máxima é de 2.540W (20A x 127V = 2.540W). E para 220V, a potência máxima é de 4.400 W (20A x 220V = 4.400W).

Desse modo, a energia elétrica não pode seguir muito longe. Por essa razão, a corrente contínua é usada em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos, como o de um computador. Tal corrente não serve, porém, para transportar energia entre uma usina e uma cidade.

A batalha das correntes
No entanto, a corrente contínua possuía um problema grave: grande parte de sua potência elétrica era perdida em cabos de transmissão. Logo, até então, era inviável a transmissão de eletricidade a longas distâncias.