Onde se origina o conhecimento?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

O conhecimento tem origem na experiência. É a partir dos sentidos e das percepções que nos relacionamos com o mundo e podemos conhecer alguma coisa.

Fontes de Conhecimento

  • Mitologia.
  • Senso comum.
  • Religião.
  • Filosofia.
  • Ciência.

O conhecimento se origina da experiência, da troca, da observação e do caráter prático de executar aquilo aprendido. O sujeito ao longo de sua vida tem o espaço escolar e não escolar como fontes diretas de aprendizado, e, conforme o mesmo se desenvolve ele passa seu conhecimento enquanto adquiri novas experiências.

A primeira forma de conhecimento do ser humano é a interpretação em forma do conhecimento universal, são as sensações, percepções e opiniões criada e projetada na pessoa.

O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.

De uma forma empírica, podemos afirmar que conhecimento é o fato ou a condição de saber obtida através de uma experiência, vivência, ou de uma associação. Podemos ver o conhecimento como um estado de consciência própria, sobre propriedades, sensações, comportamentos, estados dos mais variados domínios da realidade.

A reflexão sobre a natureza do nosso conhecimento dá origem a uma série de desconcertantes problemas filosóficos, que constituem o assunto da teoria do conhecimento, ou Epistemologia.

O conhecimento exige três elementos: o sujeito, a natureza cognoscente, o objeto, ou aquilo ao que o sujeito se dirige para conhecer e a imagem que representa o ponto de coincidência ou de identificação entre o objeto e o sujeito. As crianças conhecem sem pensar ao se inteirar com o mundo que a cerca.

A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.

Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.

Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.

O empirismo, o racionalismo, o fenomenologismo, o intuicionismo, o materialismo dialético, o pragmatismo, o estruturalismo, o construtivismo e pós-modernismo são algumas das abordagens filosóficas determinantes para a construção da Teoria do Conhecimento.

O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.

Todo cidadão produz conhecimento, que é repassado através das gerações pela oralidade, na escrita e em forma de publicações. Parte desse conhecimento pode ser registrado pela ciência, para entendimento das variáveis sociais, culturais, ambientais e outras.

As 3 fases do conhecimento

  • O deslumbre – É aquela magia da descoberta, quase como uma paixão à primeira vista. ...
  • O questionamento – Essa é a segunda fase. ...
  • A concretização – Os pouquíssimos que chegam são merecedores por estarem nessa etapa e, digamos, os verdadeiros portadores do conhecimento.