Onde se localiza o túbulo T?

Perguntado por: xbarbosa2 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

O túbulo T é uma invaginação da membrana plasmática contendo porteína sensível a voltagem que interage com canal de Ca+ localizado na membrana do reticulo sarcoplasmático.

O retículo sarcoplasmático encontra-se disposto em formato de redes a circundar um grupo de miofilamentos. O reticulo endoplasmatico (RE) é o maior sistema de membranas da célula, constituindo aproximadamente metade do volume total das membranas.

A despolarização do sarcolema da fibra muscular esquelética se propaga da superfície para o interior da fibra através dos túbulos-T. Junto aos túbulos se encontram as cisternas do retículo sarcoplasmático formando com o túbulo T uma estrutura denominada Tríade.

As membranas reticulares do RS são os locais de armazenamento do cálcio das fibras em repouso e o túbulo T é responsável pela transmissão do potencial de ação que provoca a contração muscular para o interior das fibras musculares, atingindo assim todas as organelas contráteis dos músculos.

Os miócitos integrantes do tecido muscular liso apresentam pouco retículo endoplasmático liso - que não está envolvido no armazenamento de cálcio – e não apresentam túbulos T.

A contração muscular ocorre quando a actina desliza sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.

A substância contrátil do músculo é representada pela actomiosina e a energia para a contração é fornecida pelo ATP (ácido adenosintrifosfórico), substância dotada de radicais fosfóricos ricos em energia e que produzem, ao se libertarem, cerca de 10.000 cal.

Contração muscular
As miofibrilas dos músculos estriados contêm quatro proteínas principais: miosina, actina, tropomiosina e troponina. Os filamentos grossos são formados de miosina e as outras 3 proteínas são encontradas nos filamentos finos. O estímulo para contração muscular é um impulso nervoso através de um nervo.

O conceito atual de miosina é o de uma proteína capaz de promover a hidrólise de ATP, executar movimento de vesículas ou outro tipo de carga em filamentos fixos de actina ou provocar a translocação de filamentos de actina.

Troponinas são proteínas envolvidas na regulação da contração muscular esquelética e cardíaca. Isso é feito por meio da regulação da interação cálcio-dependente da miosina com a actina no aparelho contrátil muscular.

Retículo Endoplasmático Rugoso (RER)
Está localizado no citoplasma, próximo ao núcleo, sendo a sua membrana uma continuação da membrana nuclear externa.

A onda T aparece após o complexo QRS, indicando a repolarização dos ventrículos. Assimétrica, a onda T normal tem amplitude máxima inferior a 15 mm nas derivações precordiais, é menor que 5 mm nas derivações periféricas. Já a onda U pode aparecer depois da onda T, e não há consenso sobre o que ela representa.

Nos túbulos T, os receptores de dihidropiridina, que são canais de cálcio dependentes de potencial, sente a despolarização, e altera a conformação do canal de cálcio do retículo sarcoplasmático, o receptor de rianodina. a. Essa comunicação entre as duas proteínas é física, já que elas interagem fisicamente entre si.

Conforme LIPERT (1996), há três tipos de contração muscular: contração isométrica, isotônica e isocinética. macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita isométrica.

trifosfato de adenosina (ATP)

Para os músculos, assim como para todas as células do corpo, a fonte de energia que mantém tudo funcionando é o trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é a moeda energética utilizada por todas as células.

A contração muscular excêntrica, quando comparada à contração muscular concêntrica, produz maior torque muscular em um mesmo ângulo articular.