Onde se localiza o câncer de mama?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Nos casos de câncer de mama, as células mais afetadas são as que revestem os ductos mamários ou se encontram nos lóbulos das glândulas mamárias. Os tumores são chamados de carcinomas ductais ou lobulares. Existem ainda outros tipos de câncer de mama como os linfomas e os sarcomas, que são mais raros.

Estágio 1 – Câncer de mama em estágio inicial
Normalmente o câncer ainda possui um crescimento lento e possui menos propensão a atingir outros órgãos . Apresenta tumores menores ou iguais a 2 cm que ainda se limitam à mama, sem atingir os linfonodos.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; Alterações no bico do peito (mamilo);

Por apresentar vários sintomas, muitas outras doenças benignas podem ser confundidas com câncer de mama. Como por exemplo, cistos, infecções e hiperplasia ductal, entre outras. Os cistos podem ser confundidos com nódulo, mas são alterações benignas, porém devem ser investigados.

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

Porém, o surgimento de um nódulo palpável na mama também pode indicar lesões malignas, como o câncer de mama. Caso palpe alguma irregularidade na mama, é fundamental procurar um médico especialista para buscar o diagnóstico preciso.

Cinco sinais de alerta
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Em geral, são dores leves, com pequenos desconfortos em ambas as mamas, causadas por variações hormonais da mulher em período fértil. Ocorrem na segunda metade do ciclo, agravam-se dias antes da menstruação e desaparecem quando a mulher menstrua. Quando esta dor é de intensidade maior, é chamada de mastalgia cíclica.

Assim como ocorre com outros cânceres, a doença pode ser assintomática no início. No entanto, a grande maioria dos pacientes vai apresentar algum tipo de sintoma. Daí a importância de se realizar os exames periódicos para rastreio precoce da doença.

O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro.

Uma das principais diferenças das glândulas mamárias e nódulos é que as glândulas não possuem formato arredondado e são macias ao toque, enquanto nódulos são geralmente circunferências duras que podem ser facilmente sentidas nos dedos.

Nódulos que não se movem, são duros, possuem bordas irregulares, causam dor e provocam alterações na pele ao redor são os mais preocupantes.

Resumindo, é possível afirmar que os caroços na mama se devem principalmente ao acúmulo de líquidos nas glândulas mamárias. Isso é mais frequente em alguns períodos do ciclo menstrual e devido a flutuações hormonais que também tornam a área das mamas mais sensível.

Elas são constituídas por tecido adiposo, podendo ser sentidas com o toque ao apalpar as mamas. Os nódulos, por sua vez, são caroços anormais que indicam alguma alteração no organismo. Eles podem advir de tumores, alterações hormonais, infecções e inflamações, sinalizando que há algo a ser investigado.

O exame de sangue também pode ser útil para o diagnóstico do câncer de mama. Quando há algum processo cancerígeno no corpo, proteínas específicas apresentam concentração aumentada no sangue, como o CA125, CEA, AFP e o CA 15.3. Para o exame de sangue, a área da retirada do sangue é higienizada com algodão e álcool.

AutoExame: Detecção Precoce Vai Além
A mulher deve apalpar suavemente uma mama de cada vez, verificando se há alterações na mama, aréola ou mamilo. Deve ser feito uma vez por mês, ao final da menstruação; para mulheres na menopausa, o ideal é definir uma data e fazê-lo mensalmente.

fibroadenoma – nódulo benigno e com incidência maior entre mulheres mais jovens; lipoma – acúmulo de tecido gorduroso que não oferece riscos à saúde da mulher; mastite – inflamação do tecido mamário, normalmente acompanhada de infecção.