Onde se localiza a subcutânea?

Perguntado por: rrodrigues . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

As regiões mais comuns para aplicação subcutânea são: Áreas superiores externas dos braços. Abdome.

1. [ Anatomia ] Que se localiza sob a pele ou sob a cútis (ex.: depósitos subcutâneos de gordura). 2. Que é feito ou se aplica sob a pele (ex.: administração de vacina por via subcutânea).

É realizada, preferencialmente, com os dedos polegar e indicador e deve ser mantida desde antes da introdução da agulha até retirada da pele após a aplicação. A prega deve ser feita de acordo com o comprimento da agulha utilizada e quantidade de tecido subcutâneo no local da aplicação.

Descrição da Técnica. Para fazer a injeção subcutânea: Pinçar (segurar com os dedos indicador e polegar a pele) o tecido do local da administração, usando o dedo indicador e o polegar. Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º.

Agulha azul: com calibre de 25 x 0,6mm, essa agulha hipodérmica pode ser usada em administrações por vias subcutânea e endovenosa, além de coletas de sangue, dependendo da anatomia do paciente, por ter um calibre fino e delicado.

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

A injeção deve ser aplicada profundamente no tecido subcutâneo. Caso seja utilizada uma agulha de 1,2 cm, o ângulo de inserção deverá ser de 90º, ou seja: perpendicular à superfície cutânea. Já as injeções com agulhas de 1,5 cm são inseridas num ângulo de 45º.

São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela (atenuada)(1-3).

Via subcutânea (SC)
Na utilização da via subcutânea a solução é introduzida na hipoderme, ou seja, na camada subcutânea da pele, sendo apropriada para administrar soluções não irritantes que necessitam ser absorvidas lentamente, assegurando uma ação contínua. O volume máximo é de 1,5 ml.

MEDICAMENTOS INCOMPATÍVEIS COM A VIA SUBCUTÂNEA:

  • Diazepam;
  • Diclofenaco;
  • Eletrólitos não diluídos;
  • Fenitoína.

Introduzir 1/3 da agulha na pele, com bisel voltado para cima, em ângulo de 15°, quase paralelamente à pele. Não é necessário aspirar após a introdução da agulha, devido às condições anatômicas da derme, relacionada a vasos e nervos; 28. Injetar lentamente até formar uma pequena pápula logo abaixo da pele; 29.

Os melhores locais para aplicação são: abdômen e região superiores das coxas. É importante variar sempre o local da aplicação. Não utilize áreas em que você sinta rigidez, saliência ou dor.

O canhão AZUL, é utilizada para aplicação de soluções subcutâneas e endovenosas. A agulha com o canhão CINZA ESCURO, é bastante utilizada para a aplicação de soluções intramusculares e endovenosas em adultos. Na cor VERDE, é utilizada para a aplicação de soluções intramusculares, geralmente em adultos.

Via intradérmica: a administração ocorre em pequena quantidade entre a pele e o tecido subcutâneo. É uma via de absorção muito lenta, utilizada principalmente na administração da vacina BCG. O local comumente utilizado é a face anterior do antebraço e o volume máximo é de 0,5 mL.

Bisel voltado para CIMA: No caso da intradermica, para que o medicamento seja injetado formando uma pequena pápula sob a pele; No caso da subcutânea, para melhor absorção de forma lenta; No caso da endovenosa, a fim de seguir o fluxo sanguíneo e não transpassar a veia, assim ocasionando hematomas.

90 graus

Ângulo agulha – perpendicular à pele (90 graus).

Seguir os “treze certos” da enfermagem para administração de medicamentos (paciente certo, prescrição certa, medicamento certo, validade certa, dose certa, compatibilidade certa, via de administração certa, forma/apresentação certa, horário certo, orientação ao paciente certa, registro certo, ação certa, tempo de ...

Músculos indicados para a administração e volume permitido em adultos são: Vasto lateral da coxa: até 4 ml. Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml.

Via parenteral é a via de administração de medicamentos através de injeção. Esse é um dos principais formatos para medicar pacientes, oposto à via enteral. Estudando cada nomenclatura, fica fácil compreender seu funcionamento, porque ambos os nomes vêm da palavra grega enteron, que se refere ao intestino.

Nesta via, o ângulo de aplicação é, geralmente, de 30° e a agulha deve ser introduzida com o bisel apontado para cima.