Onde se localiza a dor de gastrite?

Perguntado por: rrodrigues . Última atualização: 5 de abril de 2023
3.9 / 5 10 votos

O que é gastrite? Caso você tenha a sensação de dor na região da “boca do estômago”, saiba que isso pode ser muito mais do que uma simples queimação. Isso porque, esse é um dos principais sintomas da gastrite, que é definida como uma inflamação, que acontece no revestimento interno do estômago.

Gastrite Crônica
Com o passar do tempo, a inflamação da parede estomacal aumenta, causando ainda mais desconforto, podendo ser considerada como atrofia gástrica. Os principais sintomas sempre vêm acompanhados de mal estar. Indigestão, vômitos, sensação de queimação no estômago e inchaço abdominal são alguns deles.

Como aliviar a Gastrite?

  1. Passe longe de vícios. Fumar causa problemas de saúde, inclusive gastrite. ...
  2. Moderar no café O café exerce uma ação irritante se a mucosa do estômago estiver inflamada. ...
  3. Alimentação balanceada. ...
  4. Comer de três em três horas. ...
  5. Controlar o estresse e a ansiedade.

Nos casos de gastrite aguda, é comum que o paciente sinta dores de estômago, inchaço e desconforto na região da barriga após as refeições ou após longos períodos sem ingerir alimentos. Outros sintomas de gastrite como queimação, indigestão, náusea, gases e vômitos também são queixas comumente relatadas.

A gastrite é uma inflamação que ocorre nas paredes do estômago e pode ser aguda (que dura alguns dias ou menos) ou crônica (que dura até meses ou anos).

H. Pylori: dor intensa no estômago é um dos sintomas da infecção por essa bactéria.

A dor e a queimação, sintomas típicos da gastrite, são consequência de uma inflamação nas paredes internas do estômago.

Azia, perda de apetite, enjoo e dor abdominal são alguns sintomas da gastrite, inflamação na mucosa do estômago que possui diversos tipos. A doença é bastante comum entre os brasileiros e, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 2 milhões de pessoas são acometidas pela doença por ano.

Não há sintomas específicos do câncer de estômago. Porém, alguns sinais como perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar uma doença benigna (úlcera, gastrite, etc.) ou mesmo tumor de estômago.

Gastrite Crônica
Em suma, essa classificação possui duas fases: A chamada superficial ou leve, até a mais grave, denominada de atrofia gástrica. Logo a atrofia, é a quando, a parede do estômago está quase destruída por completo. Ou seja, pode evoluir à um câncer.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

  • Adicionar Novoprazol 20mg com 28 Cápsulas. Novoprazol 20mg com 28 Cápsulas. ...
  • Adicionar Esomeprazol 40mg EMS Genérico com 28 Comprimidos. ESOMEPRAZOL 40MG CPR 28 EMS GEN. ...
  • Adicionar Omeprazol 20mg Cimed Genérico com 28 Cápsulas. ...
  • Adicionar LuftaGastroPro Sachê Líquido 12 Sachês de 10ml.

Alimentos que podem piorar a gastrite, em geral, incluem pimentas, frituras e alimentos gordurosos e/ou muito condimentados, café, chás e refrigerantes com cafeína, balas e gomas de mascar, enlatados, molhos e condimentos, álcool, entre outros.

Os sintomas mais comuns da úlcera péptica são a dor em queimação e a sensação de vazio na região do estômago. Na maioria dos casos, a dor aparece no jejum prolongado e melhora com a alimentação. Porém, em alguns pacientes, a dor piora algumas horas após as refeições.

É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.

A digestão dos alimentos se torna mais difícil nos quadros de gastrite. Com essa dificuldade, ocorre uma intensificação dos demais sintomas, causando a sensação de estufamento. Pode ocorrer inchaço no estômago, formação de gases, eructações frequentes e soluços.

Pode ter relação com o fato de fazer as refeições perto da hora de dormir, deitar muito cedo após comer, estar acima do peso ou consumir alimentos gordurosos, picantes ou fritos; úlceras pépticas: são causadas pela ação do ácido clorídrico em função do abuso de anti-inflamatórios e da infecção pela bactéria H. Pylori.

Prevenindo a gastrite
Para estas pessoas, os médicos podem receitar junto com o anti-inflamatório, um antiácido como ranitidina ou omeprazol.

Os primeiros efeitos do omeprazol começam com cerca de 1 hora, mas a sua ação plena de inibição das células parietais e o aumento do pH estomacal só atingem o seu ponto máximo após 4 dias.