Onde se localiza a dor de câncer de intestino?

Perguntado por: nfelix . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Quando o tumor se localiza na parte final do ânus, principalmente, é comum que surjam incômodos como dor ao evacuar e peso na região anal.

Os sintomas do câncer de cólon podem ser facilmente confundidos com outros problemas. O sangramento, por exemplo, pode ser atribuído à presença de hemorroidas as dores abdominais podem ter diversas outras causas entre elas hábitos alimentares e síndrome do intestino irritável.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

Fezes pretas ou de cor escura.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Os exames de sangue solicitados para ajudar no diagnóstico de câncer colorretal ou para monitorar a doença são: Hemograma completo. O hemograma pode determinar a presença de anemia em função de um sangramento intestinal provocado pela doença.

Fique atento aos seguintes sintomas:

  • Sangramento;
  • Fezes com muco;
  • Alterações no funcionamento do intestino;
  • Dores abdominais.

Ele segue logo abaixo do estômago, na direção da direita para a esquerda. Cólon descendente: inicia-se perto do baço, está presente no lado esquerdo do abdômen e segue para baixo.

Câncer de cólon: sinais e sintomas

  • Presença de sangue nas fezes.
  • Dores abdominais.
  • Dores ao evacuar.
  • Diarreia ou prisão de ventre que não passam.
  • Sensação de empachamento.
  • Mudanças no apetite.
  • Perda de peso inexplicável.

Pólipo é uma lesão na parede interna do intestino que pode virar câncer em um processo que leva de cinco a 15 anos.

Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.

Durante uma colonoscopia devido a uma íngua, foi detectado um tumor na parte final do intestino, perto da região do ânus, chamado epidermoide. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de intestino é um tumor que se desenvolve no intestino grosso, chamado também de câncer do cólon e do reto.

Estádio 4: esse é o estágio mais avançado do câncer de intestino. Nessa fase, a doença está em metástase pelos órgãos distantes, como pulmão, fígado ou ossos. São indicadas cirurgias das metástases e quimioterapia. Nessa fase, 20-30% dos pacientes se curam.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Câncer de intestino
Ele abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon, no reto – final do intestino, e ânus, e pode causar obstruções no trato digestivo, levando ao excesso de gases.

FEZES EM PEDAÇOS ESFARRAPADOS OU ESFARELANDO
Entretanto, se houve uma mudança no tipo de fezes e você percebe um cocô fino, fezes granuladas, fezes porosas, fibrosas picotadas, achatadas, presença de alimentos nas fezes ou pedaços de folhas, e esta alteração persiste, isso ser sinal que precisa de um tratamento.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Não é diferente com o câncer. Porém, nem todo tumor causa sintomas que, quando investigados, revelam a doença. Esses cânceres são conhecidos como silenciosos, e se desenvolvem sem o conhecimento do paciente.