Onde se localiza a dor da diverticulite?

Perguntado por: dcalixto . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Quando há inflamação, os sintomas mais comuns são dores abdominais. Pode ocorrer também sensibilidade, principalmente na parte inferior esquerda do abdômen, inchaço ou gases, febre e calafrios, náusea e vômitos, falta de apetite e alimentação insuficiente.

A maioria das pessoas que sofrem de diverticulite não apresentam sintomas. Outras apresentam um pequeno sangramento nas fezes. A melhor maneira de identificar a doença é consultar seu médico regularmente. Os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, como úlceras, apendicite, cólicas e infecções.

“Os sintomas da diverticulite leve costumam ser dor abdominal, mal-estar e estufamento da barriga“, lista a médica. Já nos quadros críticos, a dor é intensa e vem acompanhada de febre, náuseas, vômito e sangue nas fezes.

Mesacol® MMX® é indicado como anti-inflamatório de ação local no tratamento da colite ulcerativa ativa leve a moderada, na fase aguda (indução da remissão) e na manutenção da remissão. 2.400 mg/dia e 4.800 mg/dia apresentaram perfis de eficácia similares.

Habitualmente, ocorre melhora dos sintomas em dois a três dias. Cerca de 20% de todos os pacientes que apresentam diverticulite aguda não complicada podem ter uma ou mais crises.

4 Remédios Caseiros para Diverticulite

  1. Farelo de Trigo. ...
  2. Chá de Carqueja com Gengibre. ...
  3. Suco verde com gengibre. ...
  4. Chá de Camomila com Valeriana.

A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em fisgadas ou causa outros sintomas como barriga inchada, sensação de peso na barriga ou arrotos frequentes.

O buscopam pode ser utilizado e melhorar a analgesia. Porém se episódios de dor mais forte acontecerem, é prudente ser reavaliado por um médico. Espero ter ajudado.

Uma das situações mais graves da doença diverticular do cólon ocorre quando há perfuração dos divertículos inflamados. Em alguns casos, eles passam a acumular pus, aumentando assim o risco de inchar e se romper. Com isso, o pus pode levar bactérias e fungos para o abdômen, causando uma peritonite.

Nos casos de diverticulose (sem inflamação nos divertículos), a recomendação para evitar uma nova crise (diverticulite) é uma dieta rica em fibras (frutas, verduras e vegetais crus, pão integral, arroz integral, feijões, farelo de aveia, farinha de linhaça, etc).

Diverticulite não-complicada
Além disso, pode ser indicado pelo médico o uso de remédios para enjoo, como Metoclopramida e para dor abdominal, como Hioscina e Dipirona, por exemplo.

Quais são os sintomas da diverticulite? Quando há inflamação, os sintomas mais comuns são dores abdominais. Pode ocorrer também sensibilidade, principalmente na parte inferior esquerda do abdômen, inchaço ou gases, febre e calafrios, náusea e vômitos, falta de apetite e alimentação insuficiente.

Ele segue logo abaixo do estômago, na direção da direita para a esquerda. Cólon descendente: inicia-se perto do baço, está presente no lado esquerdo do abdômen e segue para baixo.

Como é a dor causada por gases? A dor causada por gases normalmente acontece quando os gases estão presos no sistema digestivo, provocando a dilatação do intestino. Essa dor geralmente surge de repente, provocando uma sensação de nó, pontada ou agulhada na barriga, que varia de leve a intensa.

Para acalmar o intestino e combater a diverticulite, pode-se utilizar chás que melhoram a digestão e são ricos em fitoquímicos que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, ajudando na recuperação da parede intestinal e prevenindo o aparecimento das crises.