Onde se localiza a alma do ser humano?

Perguntado por: ocardoso2 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Segundo pesquisadores americanos, a alma humana estaria localizada no cérebro.

Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.

O Zohar ensina que 30 dias antes de a pessoa morrer a alma começa a sair do corpo. A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.

A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo. O pensamento é o alimento da alma.

Diz-se uma teoria que cada alma tem 13 vidas físicas, você morre e reencarna a tua essência, mas sem lembrar de nada das tuas vidas passadas. Até que você morra 13 vezes e sua alma desapareça deste mundo, por que a luz da sua energia chegou ao seu ciclo final.

que a alma foi criada por Deus ex nihilo e 2. que Deus deu ao primeiro homem, donde fica em aberto como foi e são criadas e transmitidas, as demais almas, tanto da primeira mulher como dos seus descendentes.

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”.

Quatro são as provas da imortalidade da alma encontradas no Livro I. Delas constam os seguintes argumentos: consensus omnium gentium, a alma como ar aquecido, a alma como princípio de movimento e a alma como quinta natureza.

Um espírito é um ser simples, não dividido e ativo. Quando percebe ideias, chama-se entendimento; quando produz ou de algum modo atua sobre as ideias, denomina-se vontade.

Se estamos identificados com o nosso corpo, temos almas, por meio de nossos corpos estamos identificados com todas as criaturas”. Enquanto estamos vivos - e, portanto, sentindo - nós estamos conectados uns aos outros e com o mundo natural.

Reservar momentos do dia para refletir sobre nós, nossas relações e nos aproximar de Deus, faz bem tanto ao nosso corpo físico (a oração “desacelera”) quando espiritual. Se preferir, convide as pessoas que estão com você no isolamento para um momento e leitura e conversem sobre estes pontos.

O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

Quase a metade relata não lembrar de nada. Pouco mais de 40% relatam memórias detalhadas, como ver plantas ou pessoas ou sentir um medo intenso. Cerca de 9% relatou fenômenos compatíveis com experiências de quase morte.

A pesquisa também mostra que as pessoas tendem a perder seus sentidos em uma ordem específica. Primeiro, fome e sede, depois fala e visão. A audição e o toque parecem durar mais, o que significa que muitas pessoas podem ouvir e sentir os entes queridos em seus momentos finais, mesmo quando parecem inconscientes.

PORQUE COLAM A BOCA DO MORTO? Após o óbito, a boca do cadáver pode permanecer aberta. Com o intuito de restaurar a aparência natural da pessoa em vida, a boca é fechada.

A Eucaristia, assim, é o próprio Jesus presente em nosso meio; um alimento que nutre muito mais do que o corpo; ela fortalece e inunda a alma de graças especiais capazes de dar vida eterna a quem dela se aproximar.