Onde se inicia o conflito?

Perguntado por: sramires . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre algumas situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbaram a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos.

Um conflito pode surgir quando uma das partes sente que carece de informações importantes. Quando os colaboradores estão experimentando continuamente mudanças que eles não foram informados adequadamente. Ou se há decisões as quais o pessoal sente que deve estar envolvido.

Geralmente, o conflito determina as partes do enredo, representadas pelas referidas partes: Introdução – É o começo da história, no qual se apresentam os fatos iniciais, os personagens, e, às vezes, o tempo e o espaço. Complicação – É a parte em que se desenvolve o conflito.

Situação inicial ou apresentação: trata-se do início da história. Nesse momento, geralmente, são apresentadas as personagens e o lugar onde os fatos acontecem. Complicação ou conflito: parte em que ocorre o desenvolvimento do conflito, em torno do qual a história se desenrola.

Quando diferentes ideias, sentimentos ou interesses se opõem, temos um conflito. E a gestão de conflitos consiste, exatamente, em entender as motivações, opiniões, objetivos e entendimentos de cada um para buscar um ponto em comum que faça seus interesses convergirem e o conflito se transformar em colaboração.

Conflito é sinônimo de embate, oposição, pendência, pleito; no vocabulário jurídico, prevalece o sentido de entrechoque de ideias ou interesses em razão do qual se instala uma divergência entre fatos, coisas ou pessoas.

Um conflito é uma interrupção, mesmo que momentânea, na busco do protagonista por seus desejos e sonhos. Um dilema, um problema ou um desafio, qualquer um desses pode dificultar a trajetória do personagem e criar situações envolventes para o leitor.

Na organização, então, o conflito pode surgir por elementos de índole intrapessoal (contradições próprias da pessoa), interpessoal (oposições, diferenças e desencontros entre duas ou mais pessoas de um mesmo grupo), intergrupal (entre grupos diferenciados da organização) ou a partir de processos definidos da totalidade ...

A ocorrência frequente de conflitos pode conduzir à prática de assédio moral ou até mesmo a sabotagem de um colaborador pelo outro, o que aumenta o risco de processos judiciais contra a empresa e seus gestores.

Ouça as opiniões do outro, crie empatia e abertura ao diálogo. Procure entender quais os objetivos e desejos do interlocutor para diminuir possíveis divergências e fatores de conflito interpessoal; Tenha clareza.

O conflito social, assim, representa a disputa entre grupos com posições diferentes sobre um determinado tema, tendo como pano de fundo o modelo de desenvolvimento social de um grupo coletivo específico.

Por isso, ele pode ser dividido em fases, são elas: o conflito latente, a iniciação, a busca de equilíbrio de poder, o equilíbrio de poder e a ruptura do equilíbrio.

Como ponto de partida, o professor deverá conversar com os alunos sobre o assunto a ser estudado – o enredo na narrativa: Pergunte aos alunos sobre o significado da palavra “CONFLITO”. Deixe-os se expressarem livremente. personagem precisa resolver ou um desafio que ele precisa enfrentar.

Espaço: trata-se do local onde se passa a narrativa.

De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”. Em outras palavras, trata-se do choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes. Onde há um grupo de pessoas, com certeza, em um momento ou outro, haverá conflito.

Os quatro níveis de conflito são:

  • Intrapessoal;
  • Interpessoal;
  • Intragrupo;
  • Intergrupo.
Continuar lendo Onde se inicia a dor?