Onde se inicia a dor?

Perguntado por: rvilela2 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A percepção da dor se inicia na periferia, através da ativação de nociceptores (receptor sensorial da dor).

Fisiologia da dor
Os mecanismos fisiológicos da dor envolvem conceitos de sensibilização periférica e neuroplasticidade na perpetuação da dor, com ação através de mediadores bioquímicos nas vias nociceptivas. Pode-se estabelecer correlações entre inflamação, dor e status psicológico.

Os receptores específicos para a dor estão localizados nas terminações de fibras nervosas Ad e C 10,11 e, quando ativados, sofrem alterações na sua membrana, permitindo a deflagração de potenciais de ação.

O estímulo doloroso inicia em receptores específicos denominados TERMINAÇÕES NERVOSAS LIVRES. Esses receptores estão localizados na pele e em outros tecidos mais profundos do nosso corpo.

Tipos de Dor

  • Dor aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. ...
  • Dor crônica ou persistente. A dor crônica ou persistente dura um longo período de tempo. ...
  • Dor disruptiva.

Neuralgia do trigêmeo é a dor mais forte que o ser humano pode sentir.

Considerada como a pior dor do mundo, a Neuralgia do nervo trigêmeo pode ser confundida como dor de dente, enxaqueca e até a distúrbios psiquiátricos. Mas a verdade é que o atraso da dor só leva a mais sofrimento pelo paciente. Dr.

O CAMINHO DA DOR é um invento meu destinado a testar o quanto você, um profissional da saúde, sabe sobre como a dor é produzida. A dor à qual eu me refiro, mais precisamente, é a dor nociceptiva – a dor mais comum, aquela que resulta de uma batida, um corte, uma queimadura, uma descarga elétrica, etc…

A dor chega ao nosso cérebro através dos neurônios que são células especializadas em transmitir impulsos nervosos no nosso corpo. Além de transmitir os impulsos nervosos, eles têm aparelhos especializados para sentir estímulos.

Existem quatro categorias amplas de dor:

  • Dor nociceptiva: normalmente, resultado de lesão do tecido. ...
  • Dor inflamatória: uma inflamação anormal causada por uma resposta inadequada do sistema imunológico do corpo. ...
  • Dor neuropática: dor causada por irritação do nervo. ...
  • Dor funcional: sem origem óbvia, mas com quadros de dor.

Os nervos detectam as sensações de temperatura (fibras C) e/ou vibração (fibras beta A) unem-se na coluna vertebral para enviar essas mensagens ao cérebro. Dessa forma, quando o Buzzy™é colocado entre a região da dor e do cérebro o "portão" se fecha e o cérebro percebe a vibração e a sensação de frio.

Os influxos dolorosos gerados nos nocicetores da periferia dirigem-se para a espinhal medula onde se situam os principais mecanismos moduladores da dor. A nível medular os principais neurotransmissores libertados pelos nociceptores são o glutamato e a substância-P.

Melzack e Wall (1965) propuseram uma alternativa que denominaram de teoria do "portão", segundo a qual a dor é uma percepção mais do que ser uma sensação. Isto é, existe uma sensação identificável de dor, mas ela raramente é puramente sentida. Esta sensação é modificada pelos input de várias outras origens.

Há pelo menos três tipos de estímulos nocivos que causam dor: Natureza mecânica: beliscão na pele, pancada, contração muscular excessiva, etc. Natureza térmica: Frio excessivo (abaixo de 15oC) ou calor excessivo (acima de 45oC).

Ademais, a dor é percebida no cérebro em grande parte pelas mesmas áreas que processam as emoções, ou seja, as mesmas áreas que nos fazem sentir tristeza, medo e sensação de ameaça. Ela está intimamente ligada à depressão, sendo causa e consequência da mesma.

As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor "nota zero".

Apesar de ter tanta relevância para as nossas defesas, o baço é um órgão dos mais frágeis e pode sair danificado até com uma simples pancada.

Principal órgão do corpo humano, o cérebro é responsável por gerar todos os comportamentos do indivíduo — Hospital Português da Bahia.