Onde se inicia a absorção de proteínas?

Perguntado por: lperalta9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

enterócitos

A absorção de proteínas ocorre nos enterócitos, através das bordas em escova, ou seja, as microvilosidades absorvem os aminoácidos, dipeptídeos, tripeptídeos. Além disso, a absorção vai depender de alguns fatores, como o transporte ativo, utilizando a ATPase Na/K; difusão facilitada ou ativa.

O processo de absorção ocorre ao nível do intestino delgado, principalmente na zona do jejuno, exceção feita a algumas pequenas moléculas, como o álcool e a cafeína, cuja absorção ocorre logo na boca e estômago.

Essa etapa acontece no intestino delgado. Cada macronutriente (carboidratos, proteínas e lipídios) têm processos específicos de hidrólise, reação química que “quebram” as moléculas tornando-as menor. Desse modo, essas conseguem passar pela membrana do enterócito em direção ao sangue ou a linfa.

A absorção de proteínas ocorre nos enterócitos, através das bordas em escova, ou seja, as microvilosidades absorvem os aminoácidos, dipeptídeos, tripeptídeos. Além disso, a absorção vai depender de alguns fatores, como o transporte ativo, utilizando a ATPase Na/K; difusão facilitada ou ativa.

A digestão de proteínas se da pelo fracionamento de macromoléculas produzindo moléculas menores. A ação mastigatória dos dentes promove a desnaturação inicial da PNT (proteína); Ocorre no estômago e exige a presença de enzimas digestivas.

Os nutrientes absorvidos nessa parte são principalmente água, biotina, sódio e gorduras feitas com ácidos graxos de cadeia curta.

Os processos de digestão são completados no intestino delgado, onde os nutrientes (produtos da digestão) são absorvidos pelas células epiteliais de revestimento.

Em contraste, as proteínas dietéticas não digeridas que atingem o cólon, bem como as proteínas das células epiteliais mucosas descamadas, são fermentadas no cólon distal. As proteínas fermentadas são convertidas em ácidos graxos de cadeia curta, ácidos graxos de cadeia ramificada e aminas.

As que primeiro atuam são as glândulas salivares da boca. A saliva que produzem contém uma enzima que começa a digerir o amido dos alimentos, transformando-o em moléculas menores.

Segundo Tirapelli, esse órgão é a última porção do canal alimentar, e responsável pela reabsorção de água e eletrólitos, como sódio e potássio. Nele também ocorre a decomposição e a fermentação dos restos alimentares, além da formação e acúmulo das fezes.

Como aumentar a absorção de proteínas?

  1. Dê uma chance para a ingestão de carboidratos. ...
  2. Conheça o seu perfil hormonal. ...
  3. Esteja atento ao volume de treinos. ...
  4. Cuide da sua saúde intestinal. ...
  5. Opte pelo consumo de proteínas de qualidade. ...
  6. Não descuide do consumo de calorias. ...
  7. Experimente a suplementação.

As funções das proteínas são específicas a cada uma delas e permitem às células manter sua integridade, defender-se de agentes externos, reparar danos, controlar e regular funções celulares, etc. Todas as proteínas desempenham sua função da mesma maneira: por união seletiva a moleculas.

Sua principal função é a absorção de nutrientes e de substâncias. Tem, ainda, o papel de secretar substâncias que auxiliam no esvaziamento do estômago, na contração da vesícula biliar, no seu próprio funcionamento motor, além de outras funções.

Em relação à digestão das proteínas, é correto afirmar que:
digestão das proteínas inicia-se no estômago, onde elas são quebradas em proteoses, peptonas e polipeptí deos grandes. os aminoácidos são absorvidos através de quatro sistemas distintos de transporte passivo.

Como ocorre a síntese proteica? A síntese proteica ocorrerá por meio de um processo de tradução, no qual a informação presente no RNAm, uma sequência de nucleotídeos, será traduzida numa sequência de aminoácidos, que dará origem a um polipeptídeo (proteína).

Whey Isolado

O Whey Isolado, por exemplo, que possui menos carboidrato e gordura que o concentrado, apresenta absorção mais rápida. Essas proteínas são indicadas em diversos casos, para quem quer definir, pode ser uma ótima opção para consumir no pós-treino.

pepsinogênio

A pepsina é a principal enzima usada pelo estômago para digerir proteínas, a partir de sua forma inativa, o pepsinogênio, em pepsina, com o estímulo advindo do suco gástrico.

Protease

Protease: atua na quebra das proteínas.

A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. Além da absorção, o intestino grosso também é responsável pelo armazenamento e pela eliminação da massa fecal.

A síndrome da má absorção refere-se a diversos distúrbios em que os nutrientes dos alimentos não são absorvidos de forma adequada no intestino delgado. Certos distúrbios, infecções e procedimentos cirúrgicos podem causar má absorção. A má absorção causa diarreia, perda de peso e fezes volumosas e fétidas.