Onde se implanta o embrião?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Esse processo ocorre nas tubas uterinas e, no quinto dia de desenvolvimento, fase do embrião conhecida como blastocisto, ele é transportando para o útero, local em que se implanta no endométrio, camada que reveste o órgão internamente, que o abriga e nutre até a placenta ser formada.

O blastocisto
Esse é o estágio de desenvolvimento do embrião em que ocorre sua implantação na parede do útero materno, no tecido endometrial.

Além disso, outro sintoma da implantação do embrião é a cólica ou pontadas no baixo ventre.

Quais os sintomas da nidação? Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

Quantos dias após a nidação o exame de gravidez pode dar positivo? O indicado é realizar o exame de gravidez dez dias depois da fecundação ou logo no primeiro dia depois do atraso da menstruação. O beta HCG pode ser feito mesmo antes desse período, mas há risco de apresentar um resultado falso-negativo.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

Algumas mulheres também podem sentir cólicas abdominais. Logo na primeira semana, podem surgir as náuseas e os vômitos.

0.1 -0.2 mm é o tamanho da Mórula ou do Blastocisto, 4 dias pós-ovulação Cerca de 4 dias após a fertilização, a mórula penetra na cavidade uterina. A divisão celular continua, e uma cavidade conhecida como blastocele se forma no centro da mórula.

Historicamente também chamada de 'nidação', que se origina da palavra 'nidus', cujo significado é ninho ou local de procriação, a implantação do embrião é a primeira interação física e fisiológica entre o epitélio do blastocisto e o revestimento endometrial materno.

No quinto dia de desenvolvimento (D5), o embrião chega ao estágio de blastocisto. Nesse estágio, há cerca de 128 células com uma cavidade em seu interior. Alguns embriões podem apresentar um crescimento mais lento e mesmo assim chegar ao estágio de blastocisto no D6. Nesse caso, há também chance de gravidez.

Os sintomas que você deve ficar de olho são sangramento e cólicas leves. O leve sangramento de escape que pode ocorrer é chamado de sangramento de implantação. Ele é resultado do processo de implantação do embrião na parede uterina. O sangramento de implantação é perfeitamente normal.

Quando ocorre a gravidez, o fenômeno de implantação exige que o embrião consiga penetrar de forma cada vez mais complexa o . Portanto, este processo pode levar a mulher a perceber cólicas ou desconfortos abdominais inespecíficos.

O primeiro sinal da gravidez normalmente é o atraso menstrual, embora você possa apresentar ainda sangramento leve (também conhecido como sangramento de implantação) cerca de sete a nove dias após a ovulação (em geral, muito mais leve que o sangramento normal da menstruação).

A sensação de cólica pode se intensificar, estando acompanhada de inchaço e sensibilidade nos seios. Além disso, entre o 7º e 9º dia após a implantação, pode ocorrer um escape menstrual. Este é um grande indicativo de que a transferência dos embriões foi bem-sucedida.