Onde se formam as rochas metamórficas?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 25 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

As rochas metamórficas distribuem-se principalmente nas regiões montanhosas. A mais antiga de todas as rochas encontradas até hoje na Terra é uma rocha metamórfica que existe no Canadá, o Gnaisse Acasta, de 3,96 bilhões de anos, descoberto em maio de 1984.

nos terrenos proterozoicos, há rochas metamórficas que formam jazidas minerais (ferro, níquel, chumbo, ouro, prata, diamantes e manganês). A serra dos Carajás, no estado do Pará, é um terreno proterozoico. Essa formação recobre cerca de 60% do território brasileiro.

Dependendo da constituição e da origem das rochas, elas são classificadas em três tipos: Rochas Magmáticas: formadas pelo magma terrestre. Rochas Sedimentares: formadas por partículas de sedimentos. Rochas Metamórficas: formadas pela transformação de alguns minerais.

Exemplos de Rochas Metamórficas

  • Ardósia.
  • Anfibolito.
  • Xisto.
  • Mármore.
  • Gnaisse.
  • Quartzito.

Metamorfização é o processo que ocorre nas rochas quando são submetidas a ambientes com temperatura e/ou pressão elevados. Esse processo só acontece devido a dinâmica interna do Planeta Terra, não tendo nenhuma relação com agentes intempéricos (relacionados ao clima/dinâmica externa).

Rochas Ígneas
Também chamadas de magmáticas, são rochas que se formaram pelo resfriamento e solidificação de um magma. Magma é o material em estado de fusão que existe abaixo da superfície terrestre e que pode extravasar através dos vulcões (passando então a se chamar lava).

Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade. Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas. Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.

Minerais metamórficos são aqueles que se formam apenas às altas pressões e temperaturas associadas ao processo de metamorfismo. Estes minerais, conhecidos como minerais índice, incluem a silimanite, cianite, estaurolite, andaluzite, biotite, clorite, glaucofano, hornblenda, prehnite, zeólitos e algumas granadas.

  • Petróleo.
  • Rochas Magmáticas.
  • Rochas Sedimentares.
  • Placas Tectônicas.
  • Rochas Metamórficas.
  • O que é relevo, seus tipos e características.

As rochas magmáticas formam-se a partir do resfriamento do magma no interior da Terra. Esse tipo de rocha é chamado de magmática intrusiva, pois é formada na parte interna dos vulcões. Pode haver também rochas magmáticas formadas com o resfriamento do magma no exterior da litosfera, na superfície (crosta terrestre).

Eles se formam por meio de dois processos: sedimentação e erosão rochosa. No Brasil, encontram-se ambas as estruturas, por se tratar de uma estrutura geológica sem atividades vulcânicas, ou seja, com estabilidade tectônica.

A classificação dos tipos de rochas, conforme sua gênese, é em ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares.

Entre os tipos de rochas magmáticas estão:

  • Granito;
  • Diorito;
  • Diabásio;
  • Basalto;
  • Obsidiana;
  • Pedra pome.

Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão. A rocha magmática produzida recebe o nome de intrusiva.

Os fósseis não resistem porque essa transformação apaga qualquer vestígio que um animal ou planta tenha deixado. As rochas sedimentares formam-se pela deposição de partículas de outras pedras, trazidas pela água dos rios, mares e pelo vento.

Rochas Sedimentares: são as rochas derivadas de partículas de outras rochas já existentes, as quais se solidificam com o passar do tempo. Rochas Metamórficas: são as rochas mais novas, as quais são formadas pela transformação de alguns minérios.

Rochas sedimentares

Rochas sedimentares: são rochas formadas pela deposição e consolidação dos fragmentos de outras rochas. Nestas rochas é comum encontrarmos fósseis.

rocha ígnea

O granito é um tipo comum de rocha ígnea, que é um tipo de rocha formada quando o magma é resfriado na camada subterrânea.

O ciclo das rochas é o processo de transformação das rochas, que mudam sua composição mineralógica e propiciam a existência de seus três principais tipos: magmáticas, metamórficas e sedimentares.

São aquelas formadas a partir de outra rocha (sedimentar, ígnea ou metamórfica) por ação do metamorfismo. Entende-se por metamorfismo o crescimento de cristais no estado sólido, sem fusão.