Onde se forma a visão?

Perguntado por: lfurtado . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

A córnea e o cristalino ajustam-se à luz (refratam) para que a retina foque. Os fotorrecetores na retina convertem a luz em impulsos elétricos. Os impulsos elétricos atravessam o nervo ótico até ao cérebro. O cérebro processa os sinais para criar uma imagem.

Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão.

A íris é a parte colorida do olho que abre e fecha regulando a quantidade de luz que entra no olho através da pupila. A camada mais interna é a retina, que contém as células responsáveis pela recepção da luz e pela emissão do estímulo elétrico responsável pela visão.

Resumo. A visão é feita pelo cérebro. Os olhos funcionam como órgãos de conversão seletiva do estímulo luminoso em sinais elétricos. Durante todo o trajeto através do sistema visual, os estímulos vão sendo depurados até gerarem uma impressão visual única, provavelmente no córtex occipital.

A visão humana acontece de duas formas, conforme a região do olho que capta os estímulos luminosos, são elas:

  • Visão Periférica;
  • Visão Central.

O sistema visual é composto pelos olhos e pelos nervos, e as estruturas acessórias: pálpebras, supercílios, músculos e aparelho lacrimal. A visão funciona através do processamento de dados recebidos pelo encéfalo, por intermédio dos receptores sensoriais ativados pela luz.

A retina é um fino revestimento de tecido que cobre a parte de trás do olho, pelo lado de dentro, e está localizada próximo ao nervo óptico. Ela é semelhante a uma câmera, pois captura uma imagem. Sua função é ajudar o olho a se comunicar com o cérebro ou, em essência, permitir que nosso cérebro entenda o que vemos.

Somos os construtores de nossa vida e de nossos mundos pessoais. Tudo é construído na mente humana, a partir da nossa infinita capacidade criativa. Produzimos tudo através de nossa visão de mundo, que é a soma de nossas memórias, experiências, crenças, valores, estudos e outra formas de aquisição de cosmovisões.

Para produzir visão, os olhos captam informações e enviam através do nervo óptico para serem processados pelo lobo occipital. O cérebro também incorpora outras informações, como estímulos sensoriais, para resultar na aplicação da visão, como a captação de um objeto.

Formação da Imagem. A luz, quando chega à retina, estimula a camada de cones e bastonetes, que originam ondas elétricas que se transmitem pelo nervo óptico. O nervo óptico entra no cérebro e dirige-se à região responsável pela visão onde se processa o fenômeno de "formação das imagens".

A retina é constituída por três tipos de camadas: os neurônios bipolares, os neurônios ganglionares e as células fotossensíveis. Os neurônios bipolares promovem a união das células fotossensíveis com os neurônios ganglionares, que agrupa-se com as fibras nervosas e, assim, origina o nervo óptico.

Uma finíssima camada de tecido sensível à luz, localizada no fundo do olho, a Retina é formada por milhões de células fotorreceptoras, que captam, registram, decodificam ondas luminosas e, por meio do nervo ótico, as enviam ao cérebro, onde se forma a visão.

ÍRIS. Essa é a estrutura mais escura dos olhos, possui uma abertura central (a pupila) e algumas vezes coloridas, (olhos verdes e azuis ) e ficam na parte de trás da córnea.

Quando falamos da visão, por exemplo, uma peça chave para enxergarmos é o nervo óptico. Sua função é, basicamente, conectar o cérebro aos nossos olhos, como uma espécie de fio condutor.

Bulbo do olho
É uma estrutura esférica, que se localiza na cavidade orbitária. Para compor o bulbo do olho, temos três túnicas: a túnica fibrosa, a túnica vascular e a túnica interna. Veremos cada uma dessas túnicas, pois elas contêm os elementos do bulbo do olho, elementos esses que nos permitem ter a visão.